O que você gostaria de saber sobre Energia Solar?

PUBLIEDITORIAL


Por Luiz Sigiliano, Diretor do Grupo Arion _ Solarion e Arion Otimização em Energia

29/09/2019 às 07h00

Luiz Sigiliano post 1
Luiz Sigiliano, diretor do Grupo Arion _ Solarion e Arion Otimização em Energia

Quando pensamos no projeto desta coluna no Tribuna de Minas, o principal objetivo foi criar um canal de comunicação direto para que vocês, leitores, tirassem todas as dúvidas sobre energia solar. Com muita interação e questionamentos sobre o assunto, resolvi compartilhar algumas das perguntas que recebemos, pois são dúvidas frequentes de quem pensa em gerar a própria energia.

Com o investimento na energia solar, a minha conta de luz virá zerada?
• Essa pergunta é bem interessante, pois é a origem do fato de falarmos em até 95%, 99% de redução no valor de sua conta de luz. Por que não falamos em 100%? Pelo fato do consumidor ter que pagar para a Distribuidora o “Custo de Disponibilidade”: é o valor mínimo que sua empresa ou residência paga, usando ou não essa energia. Varia entre 30, 50 e 100 kWh, se o cliente for mono, bi ou trifásico, respectivamente.

Moro em apartamento sem telhado disponível e tenho uma granja. Consigo utilizar a energia solar nos dois?
• Sim, com a utilização da modalidade de Autoconsumo Remoto. A instalação do sistema de geração solar fotovoltaica será realizada no sítio, que irá consumir a energia gerada. 100% do excedente da produção poderá ser enviada como crédito para seu apartamento. Lembrando que as contas devem estar sob o mesmo CPF ou CNPJ e atendidas pela mesma Distribuidora.

O sistema produz energia em dias chuvosos?
• Se tiver luminosidade, o sistema produzirá energia. No entanto, a produção é muito reduzida nesses dias, por conta da menor radiação solar. Durante o período noturno não há produção de energia. Ocorre que, no momento do dimensionamento do sistema, já prevemos essas condições: você irá produzir energia suficiente para abastecer seu consumo “em tempo real” e injetará na rede da Distribuidora de Energia um quantitativo que lhe dará créditos para você utilizar nos dias chuvosos e durante a noite. Esses créditos de energia podem ser utilizados em até 5 anos.

Se olharmos como investimento, a rentabilidade da energia solar é melhor do que poupança ou renda fixa?
• Investir na geração solar fotovoltaica é uma certeza de retorno muito acima da maioria dos produtos financeiros disponíveis no mercado, como poupança ou renda fixa. Enquanto os produtos financeiros tradicionais têm rendido entre 5% e 8% ao ano, o investimento em geração solar fotovoltaica tem rendido entre 30% e 40% ao ano. São números impressionantes, mas muito reais e com diversos clientes se beneficiando.

Quais as melhores linhas de financiamento para investir no sistema?
• Os bancos estão cada vez mais abertos as possibilidades de financiamento do sistema solar. Hoje em dia praticamente todas as instituições financeiras possuem linhas próprias, com taxas de juros atrativas e com o próprio sistema servindo como garantia. A Solarion possui parceria com algumas instituições, com intuito único de facilitar a vida de nossos clientes – não ganhamos qualquer comissão nas operações. É possível encontrar taxas a partir de 0,79% ao mês! Em outras palavras, é possível financiar em até 60 vezes. Para quem gosta do modelo de consórcio, também já é possível utilizar para ter seu sistema de geração solar.

FOTO-5 FOTO-21 FOTO-3 FOTO-4 FOTO 12
<
>
Fotos: Divulgação

ECONOMIA DE ATÉ 20% COM ZERO INVESTIMENTO
Na coluna do próximo mês vamos falar de uma possibilidade de negócio muito interessante para clientes da Baixa Tensão, como consumo acima de 4.000 kWh: um desconto de até 20% com zero investimento!
Quem quiser saber em primeira mão, pode me enviar um e-mail ou whatsapp, nos contatos abaixo. Se quiserem mandar dúvidas, perguntas ou sugestões, também estou pronto para atendê-los!
E-mail: [email protected]
Whatsapp: (32)98466-4599logo arion1 e1566411849879

conteudo anunciante3

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.