O papel do papel: porque os livros físicos seguem insubstituíveis na educação infantil

PUBLIEDITORIAL

O papel – especialmente quando se trata da educação infantil – continua sendo um recurso fundamental


Por Esdeva Indústria Gráfica

29/07/2025 às 17h40

O papel do papel: porque os livros físicos seguem insubstituíveis na educação infantil
Foto: Baskara Comunicação Integrada

Em um mundo cada vez mais digital, parece contraditório falar sobre o valor do impresso. Mas basta observar o movimento recente da Suécia, uma das nações mais desenvolvidas do planeta, para perceber que o papel – especialmente quando se trata da educação infantil – continua sendo um recurso fundamental.

Após décadas apostando na informatização total do ensino, o governo sueco reviu sua estratégia e decidiu investir 45 milhões de euros em livros impressos. A decisão surgiu após queda no desempenho dos estudantes em leitura, críticas de órgãos de saúde ao tempo excessivo de tela e relatos de pais que se sentem desconectados do processo de aprendizagem dos filhos.

Estudos demonstram ainda que o livro físico oferece benefícios únicos: melhora a concentração, estimula o raciocínio lógico, favorece a compreensão de texto e cria uma experiência sensorial importante no processo de alfabetização. Diferente dos dispositivos digitais, os livros impressos não competem com notificações ou distrações visuais, e promovem um ambiente de aprendizado mais focado e profundo. Além disso, pesquisas em neurociência e educação têm reforçado a importância da leitura física na formação cognitiva das crianças.

Na Esdeva Indústria Gráfica, sabemos que imprimir livros é mais do que um processo técnico — é uma missão que envolve responsabilidade social e compromisso com a educação. Por isso, colocamos nossa estrutura tecnológica e expertise à disposição de editoras, instituições de ensino e iniciativas educacionais que acreditam no poder transformador do livro impresso.

Atuamos com agilidade, flexibilidade de tiragens, acabamentos personalizados e qualidade superior em cada projeto, sempre atentos às necessidades de um mercado em constante evolução.

Acreditamos que a inovação gráfica precisa caminhar lado a lado com o compromisso com o futuro. E quando esse futuro envolve a formação de crianças, cada detalhe importa. Por isso, além da excelência no que entregamos, buscamos constantemente práticas sustentáveis, garantindo que cada livro produzido respeite também o planeta onde essas crianças irão crescer.

Mais do que imprimir páginas, a Esdeva imprime experiências que constroem futuros. Porque, em um tempo em que tudo passa rápido pelas telas, as histórias que ficam são aquelas que podemos tocar, ler e guardar para sempre.

Tópicos: educação / esdeva

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.