Nossa Juiz de Fora!!!
PUBLIEDITORIAL
A mensagem nestes 170 anos da Manchester Mineira é de humanidade e esperança. Hoje apenas imaginamos o futuro, com a fé de que vamos nos reinventar juntos após este difícil momento. A Câmara Municipal de Juiz de Fora, neste 31 de Maio, reafirma o seu compromisso e a sua responsabilidade com os cidadãos juiz-foranos
O que Juiz de Fora é para você hoje? E que Juiz de Fora queremos para o amanhã? Às vésperas de a cidade completar 170 anos, a Câmara Municipal de Juiz de Fora, por meio da JFTV Câmara, pediu que dezenas de moradores da Manchester Mineira respondessem o que era a cidade para cada um deles. Entre as respostas de juiz-foranos anônimos ou famosos e entre os vereadores, que também foram ouvidos, há muitas Juiz de Fora. A Princesa de Minas é porto seguro, acolhedora, pioneira, singular, encanto, essência, lugar maravilhoso para se viver, cidade sem preconceitos, em expansão, casa, lar, abrigo, tudo, amor. Estas foram algumas respostas dos entrevistados para homenagear a cidade onde vivem ou onde nasceram. Mas e daqui para frente, como será?
Neste aniversário, em tempos de pandemia, as comemorações serão diferentes, sem aglomerações em espaços públicos, sem shows musicais nas ruas, sem solenidades, mas não sem declarações de carinho a esta terra, que já presenciou momentos de glória, luta e agora de esperanças. Sim, esperança semeada hoje para que esta travessia seja feita com serenidade e para que cada um de nós aprendamos com ela. A batalha neste 2020, quando aquela que já foi chamada Princesa de Minas chega aos 170 anos, não será fácil. Não está sendo para você, Juiz de Fora, e também para nenhum de seus filhos e para nenhuma de suas lideranças. Constatar isso não representa desânimo, pelo contrário, sabemos que será preciso nos reinventarmos e criar novas formas de sociabilidade.
Ao homenagear Juiz de Fora, a Câmara, neste momento, reafirma o seu compromisso com o futuro e o crescimento desta cidade cheia de identidade, mineiridade, amabilidade e humanidade. Humanidade, palavra com vários sentidos neste hoje. Ao mesmo tempo em que faz referência a todos os habitantes de um planeta com pelo menos um desejo único – de descoberta da cura para o mal- , também significa bondade, benevolência em relação aos semelhantes, compaixão e piedade em relação aos desfavorecidos.
A mensagem para o agora, então, é de humanidade e de esperança no amanhã, de esperança em outros aniversários, de fé de que tudo isso VAI PASSAR. Acreditamos que para isso é preciso agora dar exemplos de luta, respeito, responsabilidade individual e coletiva, conscientização e humanidade.
Reafirmamos o dever de cada um dos 19 vereadores deste Legislativo para com as vocações da cidade e para buscar as melhores soluções, debatendo com a sociedade, com as instituições, com os empresários, com os trabalhadores e buscando o desenvolvimento econômico, cultural e social. Isso é possível por meio de união de forças. Isso é possível com busca de soluções em audiências, com fiscalização, esforço, estudo, criatividade, conhecimento dos problemas urbanos e, mais do que nunca, ainda que em tempos de distanciamento, isto é possível com aproximidade para reconhecer os anseios do nosso povo.
Quando esta fase aguda da pandemia acabar, começará uma fase. Então, nossa cidade precisa estar preparada e mostrar que seus líderes fizeram a lição correta. E, daqui para frente, é preciso fazer com que as relações sociais, políticas e econômicas sejam mais solidárias. Não existe uma solução fácil, nem respostas matemáticas, mas há caminhos a serem escolhidos e trilhados.
Por hoje, parabéns, Juiz de Fora, pelos seus 170 anos!!!