Minas Forma abre portas para o mercado de trabalho na Zona da Mata

PUBLIEDITORIAL

Programa do Governo de Minas oferece capacitação profissional gratuita e bolsa-auxílio para participantes em situação de vulnerabilidade social.


Por Lucimar Brasil

27/10/2025 às 07h43

WhatsApp Image 2025 10 22 at 10.56.42

O futuro profissional de milhares de jovens e adultos mineiros está ganhando novos caminhos com o Programa Minas Forma, uma iniciativa do Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), em parceria com o Senai e Senac. O projeto vem transformando realidades ao oferecer qualificação profissional gratuita para jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social. Juiz de Fora e cidades vizinhas estão entre os municípios beneficiados.

Mais do que formar mão de obra, o programa busca gerar oportunidades reais de inclusão no mercado de trabalho, com cursos que atendem às demandas locais e regionais em setores estratégicos como Turismo, Cultura, Indústria, Serviços e Empreendedorismo. Podem participar pessoas com idade acima de 16 ou 18 anos, conforme pré-requisito de cada curso. Além da idade, alguns cursos exigem comprovação de escolaridade mínima ou experiência prévia para garantir melhor aproveitamento pelos alunos do conteúdo ministrado. Os cursos estão aptos para receber pessoas com qualquer tipo de deficiência.

Formação e renda para quem mais precisa

Os participantes do Minas Forma recebem bolsa-auxílio de R$ 6 por hora/aula durante o curso, desde que mantenham frequência, o que garante condições para se dedicarem à formação. As capacitações são de curta e média duração, e abrangem desde profissões tradicionais, como pedreiro, eletricista e soldador, até áreas em expansão, como energias renováveis, moda, gastronomia e turismo.

Cursos disponíveis em Juiz de Fora e região

Em todo o estado, o programa já está presente em 111 municípios mineiros, incluindo Juiz de Fora, Cataguases, Viçosa e Muriaé,  ampliando o alcance da política pública e contribuindo para o desenvolvimento econômico da Zona da Mata com capacitações alinhadas às demandas do setor produtivo da região, que busca profissionais preparados para atuar em segmentos-chave para a economia local.

Turismo e cultura são setores em expansão

Uma das frentes mais promissoras do programa é o Eixo Turismo e Cultura, que oferece capacitação para funções como guias turísticos, organizadores de eventos, camareiras, recepcionistas e condutores de visitantes. Minas Gerais, segundo o IBGE, lidera o turismo nacional pelo segundo ano consecutivo, com crescimento 100% acima da média brasileira em 2024. Esse avanço cria novas oportunidades de trabalho e justifica o investimento em formação técnica e atendimento qualificado, fortalecendo o potencial turístico da Zona da Mata.

Oportunidades para a indústria e o empreendedorismo

Outro destaque é o Eixo Produtivo, com mais de 2.200 vagas em cursos industriais como soldador, pedreiro de alvenaria, mestre de obras e eletricista solar fotovoltaico, confeiteiro e padeiro, pintor,  montador e reparador de computadores, manutentor de máquinas industriais que visam suprir a carência de profissionais qualificados para atender à retomada da economia.

Já o Comunidade Empreendedora, braço do Minas Forma dedicado a fomentar o empreendedorismo local, oferece 1.100 vagas em cursos de moda, beleza, alimentação e tecnologia em 20 comunidades de seis municípios mineiros. A proposta é fortalecer pequenos negócios e promover a autonomia financeira de famílias em situação de vulnerabilidade.

Mais de 6 mil vagas já ofertadas e novas turmas em andamento

Desde o início da execução, o Minas Forma já ofertou mais de 6 mil vagas em turmas presenciais e semipresenciais. Somente nos setores de turismo e cultura, foram 173 turmas e mais de 4 mil vagas. No setor industrial, 30 turmas já foram concluídas e outras 33 estão em andamento, totalizando 1.285 vagas. No eixo Empreendedorismo nas Comunidades, já foram ofertadas 25 turmas e outras 7 estão em andamento, totalizando 640 vagas.

Educação que transforma e gera futuro

Após a conclusão do curso, o Senai atua junto à rede de parceiros, na identificação de oportunidades de trabalho disponíveis no mercado e que sejam compatíveis com a formação do aluno. Mais do que um programa de qualificação, o Minas Forma é uma política pública de inclusão e transformação social, que abre caminhos para o primeiro emprego e fortalece as economias locais. Além disso,  contribui para a mudança de vida. Jovens e adultos que antes viam barreiras para ingressar no mercado agora encontram capacitação gratuita, bolsa de apoio e orientação profissional, num ciclo que forma cidadãos e impulsiona o desenvolvimento regional.

SAIBA MAIS

As inscrições e mais informações dos cursos  disponíveis em cada cidade estão disponíveis no site da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese).

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.