Pandemia reforça importância da digitalização no mercado imobiliário

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Setor 1 investe em ferramentas digitais, como site e aplicativo, para que seus clientes, tanto locatários quanto locadores, possam ter todos os serviços de uma imobiliária na palma da mão


Por Setor 1

18/05/2020 às 07h00

aplicativo

logo 1De alguma forma, todo mundo já sentiu alguns dos reflexos provocados pela pandemia do novo coronavírus. Com o isolamento social, as recomendações para ficar em casa e o fechamento de boa parte do comércio, de empresas e de escritórios, ficou ainda mais evidente para os negócios a importância de se investir em ferramentas digitais para dar continuidade e celeridade à prestação dos seus serviços.

No caso da Setor 1, primeira rede de imobiliárias de Juiz de Fora, a digitalização já é uma realidade. “A imobiliária que não caminhar para o digital vai ficar para trás. Com as ferramentas que oferecemos, a única etapa em que o cliente precisa resolver pessoalmente é visitar o imóvel que deseja locar. Fora isso, outras partes do processo já são resolvidas digitalmente, como assinatura de contrato, vistoria e, em algumas ocasiões, detalhes do imóvel que enviamos ao cliente por meio de fotos e vídeos”, explica Júlio Ribeiro, um dos gestores da rede.

Oferecer essas ferramentas digitais ao cliente, para Júlio, é melhorar ainda mais a experiência dele no atendimento. “A Setor 1 está muito focada em trazer esse processo para as suas imobiliárias licenciadas, para que o cliente possa resolver tudo na palma da mão, por meio do celular, e não depender tanto de idas e vindas até a imobiliária. Hoje, a maioria das imobiliárias não está preparada para isso, inclusive para o dia a dia, bem como o recebimento de alugueis e a resolução de problemas relatados pelos inquilinos. Na Setor 1, temos um aplicativo que reúne todas essas informações e agiliza o contato entre as partes”, ressalta.

Aplicativo: facilidade na resolução de problemas

A Setor 1 trabalha com o aplicativo OWLY que permite, tanto para o cliente locatário quanto locador, o acesso a uma série de funções. Por meio do app, o inquilino recebe boletos que podem ser enviados por e-mail ou retirar a segunda via pelo site da rede, além de informações como data de renovação do contrato e reajustes programados.

Ainda pelo app, o locatário pode relatar problemas com o imóvel, como vazamento, e solicitar reparos, sem a necessidade de ligar para a imobiliária. Já para o proprietário, que deixa o seu imóvel aos cuidados da Setor 1, por meio do mesmo aplicativo, ele tem acesso a dados como extrato de pagamento do mês, o que foi e o que não foi descontado e qual dia foi realizado o depósito.

Negociações em tempos de pandemia

Um dos grandes gargalos trazidos pelo coronavírus está relacionado ao mercado de locação, sobretudo de imóveis comerciais. Com o fechamento dos estabelecimentos que comercializam produtos e serviços não essenciais, muitos inquilinos buscaram as imobiliárias para negociar descontos no valor dos alugueis. Cinco das seis imobiliárias da Setor 1 atuam neste segmento e, desde março, têm mediado discussões entre inquilinos e proprietários.

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Júlio Ribeiro, um dos gestores da Setor 1, garante que, com a digitalização, os clientes podem resolver tudo por meio do celular (Foto: Studio Photo Aluizio)

“Nós entendemos toda esta situação, até porque, ela também nos atingiu. Por isso, o nosso papel é estimular para que haja bom senso entre as partes, principalmente por não haver uma legislação específica para este cenário. Temos analisado caso a caso, tentando identificar quem está se aproveitando do momento e quem realmente está necessitado. Em 70% das negociações, o resultado tem sido descontos nos valores e parcelamento desta diferença a partir de agosto”, conta Júlio.

Quando há intransigência entre as partes, bem como ameaça de cancelar o contrato, por exemplo, as imobiliárias levantam todas as consequências e custos com mudanças para que locatários e locadores entendam que é preciso ter boa vontade e compreensão.

Outra função na qual as imobiliárias licenciadas da Setor 1 estão incumbidas é a de combater as informações falsas. “As fake news estão atrapalhando demais esse processo. Muitos inquilinos receberam notícias sobre cobrança de multas ou anistia. Essas coisas não existem e nem estão previstas na legislação”, reforça.

• Sobre a Setor 1

A Setor 1 tem como objetivo despertar um novo olhar para o fomento de negócios imobiliários em Juiz de Fora e região, seja para compra, venda ou aluguel. A ideia é reunir imobiliárias que querem potencializar seus resultados, trabalhando em rede para que todos os envolvidos possam crescer e compartilhar resultados. A Setor 1, atualmente, é formada por seis imobiliárias renomadas e experientes de Juiz de Fora. São elas: Universal Imóveis, Ribeiro & Arrabal, Dom Imóveis, Alicerce Negócios Imobiliários, Almeida Polini Negócios Imobiliários e Mancini & Cunha Negócios Imobiliários.

Rede Setor 1
www.redesetor1.com.br

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