O apoio da Ansal ao esporte de JF
PUBLIEDITORIAL
Ônibus da empresa transporta atletas do Futebol UFJF e do JF Vôlei

Em atividade há sete anos, o Futebol UFJF/Tupynambás, projeto de extensão da Faculdade de Educação Física (FAEFID) da Universidade Federal de Juiz Fora, estreia este ano na primeira divisão do Campeonato Mineiro nas categorias infantil (sub 15) e juvenil (sub 17). “É uma competição muito importante dentro do futebol. Vamos enfrentar clubes tradicionais, com atletas de alto nível”, diz o professor Marcelo Matta, coordenador do projeto que soma um título de campeão mineiro pelo Sub 15 e dois pelo Sub 17, ambos na segunda divisão, além de várias outras conquistas em competições municipais.
Criado com o propósito de descobrir e potencializar talentos futebolistas, o projeto reúne atualmente 170 atletas, distribuídos em sete categorias de base (de 11 a 17 anos), e 27 acadêmicos, que formam as comissões técnicas. “Nossos alunos da graduação têm a oportunidade de empregar na prática a teoria ensinada em sala de aula, além de poderem vivenciar a realidade de competições e contribuírem para a formação de atletas. É uma vivência rica em conhecimento”, garante o professor.
Mas para chegar aos bons resultados dentro do gramado é preciso um esforço coletivo fora dele. Muito estudo, treinos e viagens para competir nas diversas regiões de Minas. E para cruzar o estado, o Futebol UFJF conta com o apoio da Ansal, que, quando necessário e possível, cede o ônibus para levar os atletas até a casa do adversário. “A UFJF tem o seu veículo, que nos atende sempre, porém, quando há algum impedimento, recorremos à Ansal, que cede o ônibus para levar a delegação”, informa Matta, que ressalta outra contribuição da empresa. “A parceria se iniciou em 2018. De lá pra cá, a Ansal sempre tenta participar de alguma forma. É um apoio que nos permite levar o projeto adiante. Existem muitos talentos em Juiz de Fora, não só no esporte, mas em todas as áreas, e poder proporcionar o desenvolvimento dessas aptidões é muito importante.”
O veículo cedido pela empresa é um ônibus rodoviário que proporciona o conforto necessário para os atletas.
JF Vôlei

Também fruto de um projeto de extensão da FAEFID, o JF Vôlei há 12 anos integra o circuito nacional de voleibol, já tendo disputado a Superliga por 7 anos. Atualmente disputa a Superliga B, além de campeonatos estaduais. Com a proposta de fomentar talentos e formar futuros atletas, o JF Vôlei criou, há três anos, um projeto social que atende quatros escolas públicas do município. Os núcleos instalados nestas instituições ensinam o esporte a 150 crianças de 10 a 14 anos. Os mais talentosos são recrutados a integrar as categorias sub 15 e sub 17 do JF Vôlei e passam a disputar campeonatos regionais e estaduais.
Assim como no futebol, o JF Vôlei conta, eventualmente, com o apoio da Ansal para transportar os atletas. “O transporte é um braço necessário e muito custoso, o que dificulta muito uma série de ações. Por isso, a importância dessa contribuição da Ansal”, afirma o coordenador do JF Vôlei, o professor Maurício Bara.
Para os jogos da Liga, o time profissional realiza partida em todo o país. As viagens são aéreas, mas o transporte da equipe até o Aeroporto Presidente Itamar Franco, em Goianá, ocasionalmente, é feito pela Ansal. A empresa também procura contribuir com o projeto social, levando os alunos para assistir a jogos e participar de eventos fora da cidade. “É uma contribuição fundamental para o desenvolvimento das ações internas do projeto. A gente fica muito satisfeito”, declara Bara.
Para o gerente geral da Ansal, Rodrigo Reis, é uma satisfação poder contribuir para o desenvolvimento do esporte em Juiz de Fora. “A Ansal ajuda a contar todos os dias a história desta cidade e nada é mais gratificante do que poder colaborar com iniciativas que levam o nome de Juiz de Fora a todos os cantos do país, e o esporte é uma delas.”
A empresa também cede um ônibus para levar a delegação do JF Vôlei até o Aeroporto Presidente Itamar Franco
Site: ansal.com.br
Facebook: ansaljf
Instagram: ansaljf