Uma empresa de zinco comprometida em gerar legado social
PUBLIEDITORIAL
Com programas consistentes, a Nexa estimula o desenvolvimento de comunidades na Zona Norte de Juiz de Fora, assim como incentiva práticas sustentáveis, a exemplo da economia circular
O universo empresarial é repleto de frases-conceito muitas vezes usadas como mote para inspirar clientes, colaboradores e comunidades em torno de um objetivo comum. Essas frases ganham ainda mais relevância quando ancoradas em iniciativas que não apenas reforçam o discurso como colaboram para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental.
Por isso, “a mineração que muda o mundo” tem fomentado oportunidades na Zona Norte de Juiz de Fora com a execução de programas sociais que estão construindo legados para quem reside nessa região. Afinal, o foco são as pessoas, e quando se trata de cuidar bem de gente e, por extensão, do planeta, as possibilidades de sucesso são infinitas e inimagináveis.
Uma dessas iniciativas está voltada à economia circular, um dos princípios que integram as metas ESG (sigla em inglês para Environmental, Social and Governance que, em português, significa Ambiental, Social e Governança) da Nexa, uma das maiores produtoras de zinco do mundo, e que está presente em Juiz de Fora, apoiando o desenvolvimento da comunidade em que está inserida. A empresa contratou a startup Katalisar, especializada em programas de bioeconomia circular inclusiva, para desenvolver e prestar consultoria à Associação Anjos da Natureza, que está à frente do Ecoponto no bairro Igrejinha e estimula a troca de itens recicláveis por dinheiro, através de crédito em conta, gerando ganho financeiro aproximado entre R$ 20 e R$ 100 mensais para quem participa ativamente.
A Associação Anjos da Natureza formada por mulheres, moradoras da comunidade de Igrejinha, trabalha com o modelo cashback para incentivar, promover e conscientizar a população sobre a importância da economia circular. Até o momento a Associação foi responsável por garantir a destinação correta de 55 toneladas de material reciclável gerados no bairro, contribuindo com a redução de 100 tonelados de CO2 geradas no processo de produção de materiais.
“A Nexa desenvolve projetos sociais e socioambientais capazes de deixar um legado positivo para as comunidades onde está inserida. A parceria com a Katalisar traz conceitos e técnicas ambientalmente sustentáveis, sobre reciclagem de materiais urbanos e busca fomentar o protagonismo dos moradores na construção de boas práticas ambientais. Ao mesmo tempo, abre a possibilidade de uma renda extra aos participantes que pode ajudar nas despesas domésticas” observa o Gerente de Inovação, Caio Van Deursen.
Viabilizar projetos inclusivos faz parte da jornada de inovação e construção de um legado positivo. “Queremos contribuir para o fomento de economia regenerativa, alavancar ações relacionadas a aspectos sociais e ambientais. Por meio deste projeto, conseguimos aplicar um sistema de gestão eficiente e de real impacto na rotina dos moradores de Igrejinha”, reforça Rodrigo Rossi Viana, engenheiro de Inovação da Nexa. Entre os itens coletados estão latas, papelão, garrafas PET, papel, frascos de produtos de higiene, dentre outros.
Impulso à formação profissional de mulheres, negras e da comunidade LGBTQIAP+
Após capacitar mais de 20 mil pessoas em “Introdução aos fundamentos da nuvem”, em 2023, a Nexa está promovendo a segunda edição do programa “Talento na Nuvem”, que visa capacitar 100 mil pessoas até 2025, no Brasil e no Peru, sendo 80% deste contingente de brasileiros. Neste ano, a iniciativa é voltada para profissionais de todos os setores, incluindo autônomos, interessados em usar ferramentas de Inteligência Artificial (IA) Generativa e estudantes ou trabalhadores de Tecnologia da Informação (TI) que queiram crescer na carreira.
O programa é ministrado pela edtech DIO em quatro bootcamps virtuais, com treinamentos intensivos de dez horas cada e participação de especialistas. Segundo o estudo “Empregos do Amanhã”, o Fórum Econômico Mundial estima que 62% das tarefas profissionais poderão ser otimizadas pelo uso de Inteligência Artificial (IA) Generativa. Em vez de substituir postos de trabalho, a expansão desta tecnologia poderá alavancar uma era de transformação nos métodos de realização das tarefas.
Em Juiz de Fora, a Nexa adotou outra novidade para a edição 2024 com a trilha Arquitet@s da Nuvem, desenvolvida pela Proz Educação, para formar arquitetos de soluções em nuvem AWS. O foco é aumentar a diversidade na indústria, priorizando mulheres, pessoas negras e da comunidade LGBTQIA+ na formação. Através da colaboração entre a AWS e a Nexa, 200 bolsas integrais foram oferecidas a estudantes e profissionais de tecnologia destes grupos sociais, assim como o custeio de 50% do valor do exame de certificação AWS Certified Solutions Architect – Associate. Uma das credenciais mais procuradas no mercado de tecnologia.
A capacitação se dá em encontros semanais, realizados desde maio. Após a conclusão do curso, as formandas serão conectadas a empresas do ecossistema da Nexa e da AWS que tenham vagas abertas com esses perfis, contribuindo para inserir profissionais qualificados no mercado de computação em nuvem.
Atenta à comunidade
O Nexa+Comunidade é mais um exemplo do compromisso com os moradores do entorno da empresa em Igrejinha. A segunda edição do programa realizada em parceria com a Associação Cultural Arte e Vida (ACAV), em julho, ofereceu diversas atividades com foco no estímulo ao empreendedorismo local, nos cuidados com a saúde e pessoais, emuitas opções de entretenimento para adultos e crianças.
Além da tarde de entretenimento e lazer, essa iniciativa engloba as ações do “Vida Mais Ativa”, que promove atividades esportivas planejadas e contínuas, a fim de despertar a autonomia, o protagonismo e o senso de pertencimento entre adolescentes, jovens e adultos da comunidade. Em funcionamento desde abril, o “Vida mais Ativa” é realizado semanalmente nos bairros Benfica, Igrejinha e Miguel Marinho, garantindo o acesso da comunidade à prática de oficinas continuadas que contemplam atividades esportivas e socioeducativas. Entre elas, futsal, ginástica e alongamento como sugerido pelos próprios moradores.
“Todo esse projeto é resultado do diálogo com as comunidades e mostra o compromisso da Nexa com o desenvolvimento local, fortalecimento e protagonismo comunitário, bem como com a promoção do bem-estar”, observa a consultora de Gestão Social da Nexa, Amanda Barbosa Guerra. Com o apoio do Instituto Votorantim e do Instituto Meio, a empresa desenvolve ainda o “Empreende”, focado no desenvolvimento de empreendedores, a fim de diminuir as vulnerabilidades socioeconômicas a partir da inclusão produtiva. Atualmente, 21 empreendedores de Igrejinha, Benfica e Santa Cruz participam de aulas online, mentorias e encontros bimestrais presenciais na Escola Municipal Padre Wilson.