Tópicos em alta: eleições 2022 / coronavírus / vacina / polícia / obituário

Churrasco de fim de ano: Como dar mais sabor à carne

PUBLIEDITORIAL

Temperos diferenciados dão toque especial a carnes; saiba como usá-los para surpreender amigos e familiares


Por Nosso Xurras

06/12/2020 às 07h00

Churrasco de fim de ano: Como dar mais sabor à carne
Temperos ajudam a dar uma finalização diferenciada aos pratos (Foto: Divulgação)

Ter alguns utensílios e temperos básicos à mão para fazer o churrasco de fim de ano é essencial para quem quer promover uma comemoração em grande estilo. Mesmo que seja só para reunir a família, o bom tempero das carnes é imprescindível. Há quem só aposte no sal grosso, mas investir em diferentes temperos também pode ser uma boa escolha.

Churrasco de fim de ano: Como dar mais sabor à carneSegundo um dos sócios do Nosso Xurras, Tiago Couto, há no estabelecimento uma grande variedade de temperos e sais, além de molhos que dão uma finalização diferenciada aos pratos. “A loja conta com acessórios que facilitam a vida de qualquer churrasqueiro, seja o principiante ou o mais expert. Temos acendedores sólidos e elétricos, álcool gel, facas, kits de utensílios para churrasco, termômetros, tábuas de corte, afiador, carvões, espetos, grelhas, churrasqueiras e produtos específicos para limpeza de itens que utilizamos na churrasqueira, como desengordurantes e toalhas umedecidas que facilitam a limpeza pós-churrasco”, destaca.

De acordo com Tiago, o sal de parrilla, para os cortes de cordeiro, é uma boa pedida, pois ajuda a realçar o sabor com um toque especial. Para finalizar, tem o molho de hortelã. “Temos sal de parrilla com chimichurri, salsa criola, molhos de pimentas, barbecue, para saladas, chutney, geleias, molhos de salsa criolla e chimichurri, sal de parrilla com pimenta, condimentos e temperos em geral. E, claro, um mini mercado para salvar em qualquer ocasião”, ressalta.

Algumas conservas são uma carta na manga, pois podem ser utilizadas no preparo do churrasco, como também na entrada, como petisco. “O cliente que tiver dúvida pode nos procurar, ajudamos com orientações de como harmonizar cada corte”, informa Tiago.

Dicas para o churrasco de fim de ano

Churrasco de fim de ano: Como dar mais sabor à carneO que fazer durante o preparo, principalmente, dos cortes bovinos

· Não salgue a carne antes. Faça o corte na espessura desejada e prepare na churrasqueira, no ponto de preferência

· Ao retirar da churrasqueira, não faça o corte imediatamente, aguarde de três a cinco minutos para que o suco interno que está na carne se espalhe de forma uniforme

· Fatie e tempere com sal de parrilha. Segundo Tiago, muita gente pergunta sobre sentir os grãos de sal na boca. “Não dá para sentir, porque o sal de parrilla tem uma granulação que não é tão fina quanto o sal refinado e nem tão grossa quanto o sal grosso. Então, isso muda o sabor da carne, e dá para sentir o gosto completamente diferente.”

Segredos do Airton

Churrasco na airfryer: Veja como fazer
Airton Soares, colunista da Tribuna

Já foi o tempo em que para temperar um churrasco bastava usar sal grosso. Até concordo que carnes como a picanha e a costela de boi, com seus sabores peculiares e bem conhecidos, casam perfeitamente com o tradicional sal grosso, mas é verdade também que hoje temos uma grande variedade de cortes para churrasco de fim de ano que pedem uma atenção maior na hora de temperar, agregando sabor às carnes mais suculentas e tornando tudo melhor na hora de comer aquele churrasco especial.
Eu sempre opto pelo sal de parrilla com chimichurri da marca Gonzalo, que está disponível no Nosso Xurras. O sal é padronizado, o que garante uniformidade na hora de distribuir o tempero sobre a peça de carne. Além do sal, ele vem com cebola, alho, salsa, cebolinha, orégano e pimenta calabresa. É oferecido numa embalagem com dosador para tornar a vida do churrasqueiro mais simples. Há ainda opções como o sal de parilla da marca CantaGallo, uma delas assinada pelo Netão, famoso youtuber de churrasco com milhares de seguidores.

Churrasco de fim de ano: Como dar mais sabor à carneJá para as carnes de frango e suína, eu sempre capricho ainda mais no mix de especiarias, pois são carnes que pedem – e aceitam – uma grande variedade de opções na hora de temperar. Eu gosto de me valer dos molhos para fazer uma imersão das peças, a famosa marinada, e depois ir pincelando as carnes com esse mesmo molho na grelha. Um bom barbecue casa perfeitamente com a carne suína, já para as asinhas de frango eu recomendo um molho picante: o resultado é fantástico, e todos sempre elogiam no final.

Há ainda, para os mais dedicados churrasqueiros, opções de tempero seco, comumente chamados de Dry Rub. É uma nova forma de temperar, que chegou com o hábito de defumar carnes no estilo de churrasco BBQ. A linha Smoker da Cantagallo é ótima.  Basta cobrir generosamente e dar aquela esfregada na peça de carne antes de levá-la à grelha ou ao defumador, e deixar que o tempero penetre pelas fibras da carne durante o cozimento. Fica bonito demais quando está pronta, com uma bela crosta de tempero por fora. Isso mantém a suculência no interior do corte e traz um sabor todo especial a cada mordida.

Então, meus nobres churrasqueiros, quando quiserem adicionar um novo sabor a seu assado, não deixem de experimentar as opções de temperos, molhos e rubs. Garanto que você vai se surpreender e agradar todos os convivas do seu churrasco: certamente eles vão rasgar elogios ao “seu tempero”. E você merece!”

Leia também: Churrasco na airfryer: Veja como fazer

Horário de funcionamento: Terça a sexta, das 10h às 20h. Sábado, das 9h às 20h. Domingos e feriados, das 10h às 14h

Endereço: Alameda Pássaros da Polônia, 148/ Loja 101, Estrela Sul

Delivery pelos aplicativos: Goomer e iFood

Telefone/WhatsApp: (32) 99146-2122

Instagram: @nossoxurrasjf

Facebook: /nossoxurrasjf



Desenvolvido por Grupo Emedia