Lemos Laboratório: Único com equipamento REAL TIME para exames de coronavírus em JF

PUBLIEDITORIAL

Lemos Laboratório atua com a realização do exame RT-PCR, para a detecção da Covid-19 em até 24 horas, além do exame sanguíneo, para a detecção de anticorpos, com resultados entregues no mesmo dia


Por Lemos Laboratório

04/05/2020 às 07h00- Atualizada 04/05/2020 às 14h59

logo lemosDesde o surgimento dos primeiros casos relacionados ao novo coronavírus, registrados em dezembro do ano passado na China, as entidades de saúde do mundo todo se debruçaram para encontrar métodos eficazes para identificar, combater e tratar a nova doença, que acomete as vias respiratórias, podendo levar a um quadro de pneumonia ou de síndrome respiratória aguda grave. A Covid-19 espalhou-se rapidamente pelo globo, chegando ao Brasil em março, o que provocou mudanças significativas no setor da saúde, tanto pública quanto privada.

A necessidade de oferecer alternativas à população de Juiz de Fora e região, de modo a ampliar o acesso ao diagnóstico da Covid-19, levou o Lemos Laboratório a incluir mais dois exames especiais em seu rol de serviços, ambos destinados à detecção do novo coronavírus e com o resultado entregue ao paciente em até 24 horas.

Essa agilidade na entrega, conforme explica a bióloga molecular do Lemos, Isabella Barreto, se dá pela sua estrutura, que faz do laboratório o único privado da cidade, e da Zona da Mata, a realizar esses tipos de exame em sua própria sede. “Há cinco anos criamos o setor de Biologia Molecular para a realização de exames genéticos. Por conta disso, conseguimos entregar o resultado em um prazo de até 24 horas, respeitando o prazo máximo de 48 horas entre a coleta da amostra e a realização do exame, o que garante a qualidade e a viabilidade do vírus na amostra e resultados mais seguros”.

Teste para a detecção de COVID-19

O Lemos Laboratório começou a ofertar os dois novos exames na primeira semana de abril, após a chegada dos insumos que foram importados de fornecedores da Alemanha e dos EUA, conforme recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e também pela Anvisa.

lemos laboratorio by fernando capa
Único laboratório privado da região da Zona da Mata que possui o equipamento REAL TIME (Foto: Fernando Priamo)

 

lemos laboratorio by fernando 2
Foto: Fernando Priamo

Desta forma, a população da cidade e da região passou a contar com o exame Coronavírus RT-PCR, considerado o padrão ouro para detecção do vírus, que ocorre por meio da coleta swab de secreção da orofaringe e nasofaringe, com resultado entregue em 24 horas.
Este exame, segundo o diretor técnico do Lemos Laboratório, Lúcio Lemos, é indicado tanto para pacientes nos primeiros dias de sintomas, quanto para aqueles assintomáticos, que embora tiveram contato com o vírus não desenvolveram doença, mas se tornam portadores infectantes, ou seja, podem transmitir a doença sem ter conhecimento. Cerca de 80% das pessoas se enquadram neste caso, são assintomáticas. “Por isso, a recomendação é o isolamento. Aqui no laboratório, quando detectamos resultados positivos nos exames de RT-PCR, notificamos a Vigilância Sanitária para que sejam tomadas as devidas providências. A recomendação é que o paciente fique isolado por 15 dias e, após este período, ele retorne ao laboratório para a realização de novo exame, para ter certeza que não está mais contaminado”, orienta.

A outra modalidade envolve o exame Coronavírus Enzimaimunoensaio Automatizado IgG, IgM, IgA, que ocorre a partir da coleta de sangue, sem necessidade de jejum. Se a coleta for realizada até ao meio-dia, os resultados ficam prontos até as 18h do mesmo dia. Neste exame, Lúcio explica que o objetivo é detectar a possível produção de anticorpos, por isso, é recomendado para pacientes a partir sétimo dia de sintomas. “Este exame também pode ser feito por pacientes assintomáticos. Vale lembrar que um exame não exclui o outro, pois cada um tem a sua finalidade.”

Onde os exames podem ser realizados?

Segundo o diretor comercial do Lemos Laboratório, Aníbal Lemos, os exames para o coronavírus podem ser realizados de duas formas. A primeira é a partir da coleta domiciliar, que pode ser agendada com o laboratório. Os valores para o deslocamento da equipe é a partir de R$ 15. “Os profissionais chegam à casa do paciente devidamente paramentados para realizar as coletas, com uso dos EPIs e demais cuidados para que o serviço ocorra de forma segura.”

A segunda possibilidade é comparecer pessoalmente em uma das três unidades do Lemos que estão abertas e capacitadas para coleta dos exames para coronavírus. São elas: a unidade São Mateus, a unidade Santa Luzia e a unidade Francisco Bernardino.
Os exames podem ser solicitados de duas formas: particular e convênios. Por parte do plano de saúde, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) só realiza a cobertura para o exame RT-PCR, que, desde o dia 12 de março, passou a fazer parte do rol de procedimentos obrigatórios. Para isso, conforme Aníbal, o paciente deve apresentar a guia do convênio e o pedido médico. Até a presente data, os seguintes planos já se adequaram a esta normativa: Bradesco Saúde, AMIL, Polícia Militar, CASSI, Medservice, AMAGIS, AMMP, AFFEMG e PLANMINAS.

Para os pacientes que querem realizar o exame de forma particular, o Lemos orienta consultar um médico após os resultados, sobretudo se apontar positivo para coronavírus.

27 anos de inovação e bem-estar ao paciente

A história do Lemos Laboratório começa em 1993, com a inauguração da sua primeira unidade, no Bairro Mariano Procópio. Os objetivos propostos pelos fundadores, Lúcio Lemos e Aníbal Lemos, são: oferecer serviços em análises clínicas que proporcionem, acima de tudo, o bem-estar do paciente, e se tornar referência em exames laboratoriais clássicos em Juiz de Fora e em exames especiais em todo o país.

Ao longo dos anos, o laboratório buscou inovação, trazendo tudo que havia de mais moderno e atual dentro deste segmento não só para os exames comuns, como também para exames especiais e mais complexos, que há 11 anos passaram a figurar em seu portfólio.

Neste rol, foram incluídos exames de dosagens hormonais salivares, dosagem de iodo e para a detecção de intolerâncias alimentares. Em 2015, o Lemos ampliou ainda mais a oferta de exames especiais, por meio da criação do setor de Biologia Molecular, para a identificação de predisposições genéticas e diagnóstico de doenças como Alzheimer, câncer de mama, câncer de próstata, hemocromatose hereditária, risco cardíaco e trombofilia.

lemos laboratorio by fernando
Com equipe capacitada, Lemos Laboratório possui os mais modernos equipamentos para detecção do vírus da COVID-19 e dos anticorpos formados contra a doença (Foto: Fernando Priamo)

Outro exame oferecido é o de Nutrigenética, contribuindo para a Medicina Integrativa. Este exame é destinado a pacientes que querem descobrir seu perfil genético para verificar qual a melhor dieta para ele, considerando as variações presentes no seu DNA. O Lemos é referência nesta modalidade.

Exame exclusivo para o diagnóstico de doenças gastrointestinais

Em 2018, o Lemos lançou Copromax Lemos, um exame ainda mais completo que auxilia no diagnóstico das doenças inflamatórias intestinais (DII) e disbiose, incrementando a abordagem presente no antigo exame coprológico funcional.

Por meio do Copromax Lemos, é possível analisar o trânsito intestinal, o estado da parede intestinal, desvios de flora, disfunções secretoras das glândulas e quimismo de vários sucos digestivos. O Lemos é o único laboratório do país a oferecer esse modelo de exame, muito eficaz no diagnóstico de problemas de trato gastrointestinal.

6 unidades para melhor atender

Atualmente, o Lemos possui 6 unidades em Juiz de Fora e conta com uma equipe técnica multidisciplinar, composta por biólogos, biomédicos e farmacêuticos-bioquímicos, profissionais renomados e qualificados em suas áreas, com títulos de Mestrado e Doutorado. Além de prestar serviços laboratoriais e servir de apoio a outros laboratórios do Brasil, o Lemos é parceiro de diversos pesquisadores de universidades e empresas particulares que atuam em pesquisas e trabalhos científicos.

Pioneirismo e referência

O Lemos foi um dos primeiros laboratórios de Juiz de Fora e da Zona da Mata a implantar o Sistema de Controle de Qualidade Interno e Externo auditado pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica (SBPC). Além disso, foi o primeiro a possuir máquinas de alta tecnologia internacional, bem como toda a metodologia utilizada. É o primeiro a dosar exames hormonais dentro do próprio laboratório, trazendo para a cidade a possibilidade de exames que antes eram feitos fora do país.

Certificações em destaque

O Lemos foi o primeiro laboratório setorizado da cidade e da região, além de ser um dos primeiros de Juiz de Fora a ter o Controle de Qualidade de acordo com o Manual de Boas Práticas em Laboratórios Clínicos (BPLC), em 1995, que tem como propósito conscientizar essas entidades a investirem na qualidade e na atualização de seus processos.

O Setor de Qualidade é um dos mais importantes do Lemos Laboratório, tendo à frente a Farmacêutica Bioquímica Eliane B. Trindade de Lemos, responsável pela implantação e manutenção do SGQ (Sistema de Gestão da Qualidade). O setor é responsável por garantir a exatidão e a precisão dos resultados dos exames através de testes e análises criteriosas. Em 2006, o Lemos passou por um processo de implantação da Certificação de Acreditação realizado pelo DICQ (Sistema Nacional de Acreditação de Laboratórios). E em 2007, concluiu a certificação. No Brasil, menos de 2,5% dos 16 mil laboratórios existentes possuem esse certificado.

Desde 2017, o laboratório passou a participar do Sistema Internacional Cambridge Nutritional Sciences (CNS), da Inglaterra, para controle de qualidade dos exames de Intolerância Alimentar (Hipersensibilidade a Alimentos mediada por IgG 1, 2, 3 e 4), garantindo ainda mais qualidade a este exame.

Para garantir a eficácia de todo o processo, o Lemos conta com um sistema de Gestão dos Treinamentos, no qual seus colaboradores são treinados de forma contínua. Além disso, o laboratório conta com um Comitê de Qualidade, em que os colaboradores participam ativamente das discussões de ações preventivas e de melhorias.

Participação em eventos

A direção do Lemos, com seus colaboradores, tem participado ativamente de congressos nacionais e internacionais, tanto como expositores quanto como palestrantes. Nestes eventos, são apresentados trabalhos e resumos de pesquisas realizadas no laboratório. Outra vertente do Lemos é a realização de cursos para profissionais da saúde em todo o Brasil.

O diretor técnico Lucio Lemos e a Bióloga Molecular Isabella Barreto são professores de cursos de pós-graduação, onde ministram aulas sobre interpretação de exames nas áreas de hipersensibilidade alimentar tardia mediada por anticorpos IgG e hormônios esteróides livres e genética.

Lemos Laboratório – Análises Clínicas e Pesquisas Biológicas

www.lemoslab.com.br
Instagram: @lemoslaboratoriosexames
Facebook: lemoslaboratorio

Coronavírus: entre em contato e agende o seu exame

Central de atendimento: (32) 3257-3200 ou (32) 99138-0383
[email protected]
Unidades capacitadas para a realização deste exame:
São Mateus: Avenida Presidente Itamar Franco, 2251
Santa Luzia: Rua Porto das Flores, 374
Francisco Bernardino: Avenida Presidente Kubistchek, 735

publieditorial

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.