Segurança na volta às aulas: Ansal reforça cuidados para evitar acidentes

PUBLIEDITORIAL

Ansal alerta para o aumento no fluxo de veículos no trânsito de Juiz de Fora e reforça cuidados para evitar acidentes


Por Ansal

03/02/2020 às 07h00- Atualizada 03/02/2020 às 15h27

O mês de fevereiro começa e com ele o retorno às aulas nas redes pública e particular de ensino de Juiz de Fora. Conforme levantamento da Secretaria de Transportes, é esperado aumento em até 30% no fluxo de veículos durante os horários de pico – entrada e saída dos estudantes nas escolas -, especialmente nos principais corredores de tráfego. Mapeamento feito pela pasta aponta que os locais com maior volume de pessoas e veículos são as avenidas Presidente Itamar Franco e Andradas, ruas Bernardo Mascarenhas e São Mateus, além da região do Bairro Poço Rico.

Para a Ansal, é momento de alertar alunos, pais e responsáveis sobre a importância dos cuidados que se deve ter para evitar acidentes nas ruas e dentro dos ônibus. “Muitas vezes, a empolgação natural das crianças e adolescentes impede que eles tenham consciência do perigo de algumas brincadeiras”, alerta o gerente geral da empresa de ônibus, Rodrigo Reis. “É comum crianças correndo uma atrás da outra na porta da escola, brincadeiras simples que podem provocar um acidente sério.” A observação do gerente geral da Ansal é baseada nos estudos que a empresa faz sobre seus itinerários, muitos deles em ruas onde há escolas. “Muitas dessas vias são estreitas, e os passeios também, não suportando a aglomeração de pessoas na entrada e saída das aulas.

arte-1-ansal arte-2-ansal arte-3-ansal arte-3-ansal--
<
>
Algumas das ilustrações criadas na campanha “Dumb ways to die”, originada na Austrália e implantada pela Ansal em Juiz de Fora, que tem o objetivo de alertar motoristas e pedestres sobre os riscos de acidente no trânsito

Percebemos ainda situações de imprudência por parte dos pedestres, atravessando em lugares irregulares. No caso das crianças distraídas com brincadeiras, o risco é ainda maior,” pontua ele.
Preocupada com a segurança no trânsito, a Ansal, já no ano passado, lançou uma campanha convocando a população a estar mais atenta para impedir acidentes. É necessário evitar brincadeiras de correr na rua; tomar cuidado com os fones de ouvido, que tiram a atenção e impedem que a pessoa ouça os sinais de alerta; atravessar sempre na faixa, com o sinal aberto para os pedestres e olhando para os dois lados da via.

Sempre que for usar o transporte público, espere o ônibus parar no ponto para embarcar e/ou desembarcar; entre no veículo sem correr, suba e desça as escadas segurando nos corrimões, principalmente, em dias chuvosos. Recorra às barras presas nos bancos e tetos quando estiver viajando em pé para evitar tombo. Se estiver com uma criança pequena, evite colocá-la sentada sozinha no banco, pois ela pode cair com os movimentos do veículo. Prefira sempre sentar no banco e colocar a criança no colo. “A Ansal está sempre atenta para evitar que seus passageiros sofram algum tipo de acidente, mas é preciso um esforço de todos. É necessário redobrar a atenção para mantermos na cidade um trânsito seguro para toda a população.”

logo editada

Site: ansal.com.br
Facebook: ansaljf
Instagram: ansaljf

conteudo anunciante4

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.