Delivery em JF: TendĂȘncia que veio para ficar
PUBLIEDITORIAL
Entidades que representam o setor de alimentação fora do lar destacam que o serviço de delivery foi a alternativa para melhorar processos e manter o atendimento ao cliente
O setor de alimentação fora do lar foi um dos mais atingidos pela pandemia provocada pelo coronavĂrus, que em março completa um ano. O momento, ainda sem precedentes na histĂłria recente, trouxe muitos desafios para o segmento e mostrou que os empresĂĄrios que nĂŁo criaram alternativas para manter a rentabilidade dos seus negĂłcios ficaram para trĂĄs. O delivery em JF Ă© uma realidade.
Foi assim que muitos bares e restaurantes entenderam o recado e buscaram modernizar seus processos e o seu posicionamento, sobretudo no digital. Com as portas fechadas e a clientela em casa, o delivery foi a saĂda para manter as atividades. Das 1.233 empresas que foram abertas em Juiz de Fora no ano passado no ramo de alimentação, conforme dados do Mapa de Empresas do MinistĂ©rio da Economia, 475 delas correspondem aos serviços de delivery.
“O primeiro fechamento dos bares e restaurantes aconteceu no dia 19 de março. AtĂ© o momento foram muitas idas e vindas. Neste perĂodo, percebemos que o delivery em JF trouxe um alĂvio e uma melhoria para o setor. AlĂ©m dele, tivemos o ‘take away’, que Ă© a retirada do pedido no prĂłprio restaurante”, destaca a presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes da Zona da Mata (Abrasel/ZM), Francele Galil.
Para o presidente do Sindicato de HotĂ©is, Restaurantes e Bares de Juiz de Fora, JoĂŁo JosĂ© Ferreira Alves, o delivery foi importante para os estabelecimentos nĂŁo fecharem totalmente, e tambĂ©m levou aqueles que nĂŁo tinham o serviço a inovarem e partirem para a divulgação dos seus negĂłcios nas mĂdias sociais.
“JĂĄ estava na hora de acontecer essa modernização. Aqueles mais conservadores, que nĂŁo tinham ainda serviço no estabelecimento, se viram obrigados a montar o delivery em JF. Hoje isso Ă© mais fĂĄcil, pois temos aplicativos e operadoras de serviço de entrega. Isso complementou e veio pra amenizar a situação”, pontua.
“A nossa campanha ‘Estamos de volta’ Ă©: se vocĂȘ se sente confortĂĄvel pode vir, que seguimos todos os protocolos, como distanciamento entre mesas, uso e fornecimento dos EPIs e ĂĄlcool em gel. Mas aquele que se sentir temeroso, pode receber no conforto de casa pelo delivery”
Francele Galil
Presidente da Abrasel/ZM
“O delivery Ă© muito importante, mas o atendimento presencial Ă© vital. Muitas pessoas foram demitidas no setor, entĂŁo essa volta Ă© essencial. Eu sinto que as pessoas jĂĄ estĂŁo desejando esse retorno”
João José Ferreira Alves
Presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes e Bares de Juiz de Fora
Festival e movimento para a retomada segura das atividades
Neste quase um ano de pandemia, entre fechamentos e aberturas dos estabelecimentos, ou parte deles, tanto a Abrasel/ZM quanto o Sindicato de Hotéis, Restaurantes e Bares, promoveram iniciativas para que seus associados pudessem dar continuidade aos seus negócios.
Em maio de 2020, por exemplo, a Abrasel/ZM criou o Festival GastronĂŽmico JF Delivery para incentivar as pessoas a comprarem por delivery. “O festival foi o primeiro passo para promover esse novo conceito de consumo. Foi uma tentativa para amenizar os impactos e prejuĂzos. Uma solução paliativa que modificou o funcionamento dos estabelecimentos e o comportamento dos consumidores tambĂ©m”, avalia Francele.
Atualmente, ambas as entidades lideram o movimento “Estamos de volta”, que preza pela retomada das atividades presenciais dentro das normas e protocolos de segurança preconizados pela Organização Mundial da SaĂșde (OMS). O objetivo Ă© que todos se sintam confortĂĄveis nos ambientes fĂsicos e possam voltar a frequentar estes espaços.
“Mesmo estando com parte dos restaurantes de portas abertas, percebemos que nem todas as pessoas retornaram aos espaços. Por isso, a nossa campanha Ă©: se vocĂȘ se sente confortĂĄvel pode vir, que seguimos todos os protocolos, como distanciamento entre mesas, uso e fornecimento dos EPIs e ĂĄlcool em gel. Mas aquele que se sentir temeroso, pode receber no conforto de casa pelo delivery. Continuamos incentivando o consumo pelos serviços de entrega”, explica a presidente da Abrasel/ZM.
O objetivo da campanha “Estamos de volta”, como ressalta o presidente do Sindicato de HotĂ©is, Restaurantes e Bares JoĂŁo JosĂ©, Ă© receber os clientes de braços abertos, mas com a segurança e a confiança que o momento pede. “O delivery Ă© muito importante, mas o atendimento presencial Ă© vital. Muitas pessoas foram demitidas no setor, entĂŁo essa volta Ă© essencial. Eu sinto que as pessoas jĂĄ estĂŁo desejando esse retorno tambĂ©m, jĂĄ hĂĄ uma grande procura nos bares e restaurantes”, finaliza JoĂŁo JosĂ©.
Leia também: Estamos de volta: Abrasel/ZM e Sindicato de Hotéis, Restaurantes e Bares promovem retomada consciente
Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel Zona da Mata)
Endereço: Rua Halfeld, 414/Sala 401, Centro
Telefone: (32) 3025-1449 / (32) 99198-2167
E-mail: [email protected]
Site: www.zm.abrasel.com.br
Instagram: @abrasel_zm
Sindicato de Hotéis, Restaurantes e Bares de Juiz de Fora
Endereço: Avenida Rio Branco, 2.370/Sala 1.203, Centro
Telefone: (32) 3215-1016
E-mail: [email protected]
Site: sindicatojf.com.br