Conheça seis motivos pelos quais o cachorro lambe o tutor

Cada cachorro é único e pode demonstrar sentimentos de maneiras diferentes, mas os ‘lambeijos’ podem ter alguns significados em comum


Por Redação EdiCase

03/06/2023 às 12h02

Os cachorros têm um comportamento natural de lamber seus tutores, e existem várias razões pelas quais eles fazem isso. A lambida ou “lambeijo”, como chamam alguns tutores, é uma forma de comunicação e expressão de afeto por parte dos cães. A seguir, confira algumas possíveis explicações para esse comportamento:

1. Vínculo emocional

Os cães lambem seus tutores como uma maneira de demonstrar carinho e fortalecer o vínculo emocional entre eles. É uma forma de mostrar afeto e amor.

2. Reconhecimento do líder da matilha

Os cães veem seus tutores como líderes da matilha. Ao lamber, eles mostram respeito e reconhecimento dessa posição de liderança.

3. Exibição de submissão

A lambida também pode ser uma forma de os cães demonstrarem submissão aos seus tutores. É um comportamento que mostra que eles respeitam a autoridade e estão dispostos a obedecer.

4. Comunicação de necessidades

Os cães podem lamber para comunicar necessidades, como fome, sede ou necessidade de sair para fazer as necessidades fisiológicas. É uma forma de chamar a atenção e obter uma resposta.

5. Exploração sensorial

A boca dos cães é uma de suas principais ferramentas para explorar o mundo ao seu redor. Eles podem lamber seus tutores para obter informações sensoriais, como o gosto da pele ou de produtos aplicados sobre ela, como loções ou cremes.

6. Alívio do estresse

A lambida pode ser uma maneira que os cães encontram de aliviar o estresse e a ansiedade. O ato de lamber pode ter um efeito calmante sobre eles, ajudando a reduzir a tensão emocional.

Atitude pode variar de acordo com cada animal

É importante lembrar que cada cachorro é único e pode ter suas próprias razões específicas para lamber os tutores. É fundamental observar o comportamento individual do seu cão para entender melhor o significado por trás desse gesto. No entanto, na maioria dos casos a lambida dos cachorros é uma expressão de amor, afeição e respeito pelos seus tutores, fortalecendo assim a conexão especial entre eles.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.