Tópicos em alta: delivery jf / coronavírus / lockdown / vacina / polícia / obituário

Closets: organizados e funcionais

Por Aletheia Westermann

31/01/2021 às 06h59 - Atualizada 30/01/2021 às 14h58

Um espaço inteiro destinado exclusivamente para roupas, sapatos e acessórios. Closets são sonho de consumo de muita gente. E se a finalidade de armazenar é ponto de partida, nada como um bom planejamento para que a sensação de ordem e opções seja premissa para o closet perfeito.

Diante disso, o primeiro passo é tanto avaliar o espaço disponível para tal função quanto quais as necessidades de espaço para cada artigo que compõe seu armário, possibilitando assim diversas opções de organização, tais como cabideiros, prateleiras para sapatos e bolsas, gavetas para roupas dobráveis, nichos… Com essas variedades de combinação, eles podem apresentar-se tanto com uma marcenaria mais elaborada quanto com prateleiras e armários simples.

Outro ponto importante é nas dimensões. Independente se terá porta ou não, as caixas dos armários precisam ter a dimensão mínima de 60cm de profundidade para que as roupas não amassem ou o cabide fique para fora. Outro fator importante são as alturas destinadas a camisas, calceiros, vestidos e casacos mais longos e nos tamanhos das gavetas. Os nichos são superpráticos, mas as gavetas abrem outras opções para você se organizar.

Uma paleta de cores mais neutras como os brancos, amadeirados e mesmo o preto proporcionam um pano de fundo discreto, dando destaque ao que deve ser visto. Porém, as cores são bem vindas principalmente para criar um clima mais inusitado. Papéis de parede, estruturas mais soltas e materiais sustentáveis são opções interessantes, principalmente quando a ideia do ambiente, além de organizar, seja também para relaxar ou socializar.

O conteúdo continua após o anúncio

Tapetes e carpetes são boas opções para trazer conforto num ambiente onde se anda descalço quase o tempo todo. Todavia, pisos de vinil, de madeira e o piso laminado também cumprem bem esse papel.

Há muitos pequenos detalhes que podem ser incorporados em um closet para torná-lo agradável para o usuário e que fazem toda a diferença. A lâmpada utilizada deve ter uma boa definição de cores para que não haja confusão nas cores reais das peças. Além disso, uma iluminação indireta nas prateleiras facilita e valoriza. Já os espelhos são peças imprescindíveis nesse local. Podem ser colocados em uma parede, na porta de armários ou qualquer outro local que permita uma visão de corpo inteiro.

Curtiu as nossas dicas? Então dá um pulinho no nosso site e no nosso blog.

Aletheia Westermann

Aletheia Westermann

Arquiteta e urbanista formou na UFJF EM 2001. Desde então é Arquiteta diretora do escritório Alethéia Westermann Arquitetos. Entre vários trabalhos importantes trabalhou na restauração do Cine Theatro Central em JF, tem projetos desenvolvidos tanto em São Paulo e Rio de Janeiro como no exterior: Em Londres, UK e nos Estados Unidos, nos estados da Florida e Connecticut . É colunista da rádio CBN/JF no programa Morar Bem Arquitetura e Interiores, além de escrever semanalmente para o Jornal Tribuna de Minas no caderno Casa e Cia.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é dos autores das mensagens.
A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia