Nova Chevrolet Spin tem imagens reveladas e trará painel digital

Expectativa é que a(o) Spin seja lançada(o) na virada de março para abril


Por Vagner Aquino, Especial para o Estadão

27/01/2024 às 07h00

Com a proximidade do lançamento da nova Spin, a Chevrolet passou a revelar mais detalhes da minivan, que agora é chamada pela marca de crossover. Ou seja, é uma forma moderninha de classificar carros que misturam soluções de vários segmentos. Agora, foram divulgadas fotos da frente e da cabine, destacando o painel.

A expectativa é que a(o) Spin seja lançada(o) na virada de março para abril. Conforme o “Jornal do Carro”, do “Estadão”, havia antecipado, além de retoques no visual, a minivan (ou crossover) terá novos itens de comodidade e eletrônica. No interior, há duas telas, sendo que uma faz as vezes de quadro de instrumentos e a outra serve ao sistema multimídia. Por isso, é sensível ao toque.

Essa solução, assim como o visual, é inspirada no da picape Montana. Produzida na fábrica de São Caetano do Sul, no ABC paulista, a linha 2025 do crossover se destaca pela dianteira completamente renovada. Com isso, a grade tem formato de colmeia e é dividida por uma barra e por luzes de LEDs, em posição horizontal. Nas extremidades ficam os faróis principais, com iluminação do tipo full-LEDs.

O para-choque dianteiro inclui uma espécie de moldura da placa. As linhas da traseira não foram reveladas, mas devem mudar bastante.

CARRO SPIN FRENTE Divulgacao Chevrolet
Visual da Spin é inspirado na Montana, tanto no aspecto externo quanto no interno (Foto: Chevrolet/Divulgação)

Trem de força

Embora o novo capô tenha ficado mais alto, para deixar o estilo da carroceria parecida com a de SUVs, o trem de força não deve mudar. Ou seja, estamos falando do motor 1.8 flexível com potência de até 111 cv e torque máximo de 17,7 mkgf, com etanol. O câmbio automático de seis marchas e opção de trocas manuais também foi mantido.

Além disso, as suspensões e a assistência da direção foram recalibradas, para melhorar as respostas ao volante. Vale lembrar que o quatro-cilindros aspirado recebeu atualizações em 2021, para se enquadrar nas novas regras de controle de emissões Assim, segundo a marca, além de melhorias na dirigibilidade, o resultado é que o carro emite até 43% menos gases poluentes.

De acordo com Paula Saiani, diretora de marketing de produto da GM América do Sul, o modelo também traz novidades na parte estrutural. Porém, diz ela, “o novo Spin manteve as principais virtudes, como a versatilidade.”

Ou seja, o compacto continuará sendo oferecido em versões para cinco e sete pessoas, por exemplo. Aliás, a marca caprichou na oferta de soluções para os ocupantes.

Entre as novidades, destaque para a mais recente geração da central multimídia Chevrolet MyLink. Na tela sensível ao toque, dá para acessar sistemas como o OnStar, que inclui serviços de concierge.

E, como há wi-fi nativo, o dispositivo pode receber atualizações remotas por meio do app myChevrolet. Dessa forma, não é preciso levar o carro à concessionária para ter acesso à novas funcionalidades.

Em 2023, a Spin foi o 36º carro mais vendido do Brasil. Com 20 314 emplacamentos, ficou atrás até do furgão Fiat Fiorino, por exemplo. Quando a nova vier, terá como principal rival o Citroën C3 Aircross.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.