DS3 Performance Line alia conforto e esportividade
A DS é uma marca independente desde 2014, mas isso não significa que sua história seja recente – em 1955, o primeiro DS foi apresentado no Motor Show de Paris. Hoje, a gama da divisão de luxo da PSA, que deixou de ser vendida no Brasil em maio, tem uma série de modelos com o slogan “performance em elegância”, e um deles é o DS3 da Performance Line. Ele faz parte da linha Performance, que foi lançada recentemente na Europa, esbanja requinte, e pode ser configurado com um interessante propulsor da família PureTech, de 130 cv – no Brasil, o modelo foi comercializado com um 1.6 de turbinado de 165 cv.
Os pontos fortes do DS3 estão na esportividade proporcionada pelo trem de força, no visual e nos materiais utilizados. O tamanho compacto e a carroceria em duas cores tornam a aparência original e exclusiva. Na frente, as assinaturas luminosas horizontais dos projetores diurnos criam uma espécie de “bacia” para os faróis de neblina. Detalhes em cromado e as rodas de liga leve de 17 polegadas completam o dinamismo do design.
Por dentro, os bancos esportivos têm boa pegada. O volante garante uma boa dirigibilidade e os pedais em alumínio favorecem a “tocada” esportiva. O painel possui instrumentação legível e bem refinada, mas o sistema de entretenimento apresenta botões de navegação um tanto distantes do alcance das mãos.
Sob o capô, o propulsor que equipa o DS3 Performance Line é um 1.2 litro turbo de três cilindros com 130 cv e 23,5 kgfm de torque a 1.750 rpm. O câmbio pode ser manual ou automático de seis velocidades. Outra opção de propulsão a gasolina é um motor de 110 cv com as mesmas possibilidades de caixa de marcha. Na Europa, o DS3 Performance Line tem preço inicial de 21.400 euros na versão com motor de 110 cv (cerca de R$ 82.700), e chega aos 25.900 euros no cabriolet com motor PureTech de 130 cv – pouco mais de R$ 100 mil. Podem ser adicionados o sistema MirrorScreen e o pacote Safe Drive, o que eleva o preço para 26.250 euros _ R$ 101.400. A Citroën interrompeu as vendas da linha DS no Brasil desde maio deste ano. (Colaborou Victor Alves/Auto Press)
Primeiras impressões
O downsizing é uma boa vantagem para o DS3. O motor é leve, econômico e forte. A posição de condução é uma mistura entre esportividade e conforto, que são dois adjetivos que resumem brevemente as qualidades do carro. A caixa de velocidades funciona muito bem e ajuda nas vigorosas acelerações que fazem jus à linha Performance.
Já os freios trabalham de maneira a deixar o carro “no ponto certo”: a frente não afunda, mas simplesmente “encaixa”, o que proporciona uma boa direcionalidade. Em relação ao consumo, em viagens sem pretensão de velocidade, pode-se conseguir uma média de 20 km/l de gasolina – uma façanha incrível em se tratando de um carro com tanta força e desempenho.