RAM 2500 ganha face-lift e mais conectividade em sua versão 2018
Entre os comerciais leves, nem sempre as regras de mercado são as mesmas que as seguidas nos carros de passeio. As capacidades vocacionadas para o uso profissional fazem com que os fatores de decisão, na maioria das vezes, sejam mais racionais do que emotivos. Por isso mesmo, é menos comum ver atualizações de visual ou até de recheio em picapes médias e grandes, por exemplo. A RAM 2500 é um desses casos: só agora, fim de maio, o modelo vendido em versão única no Brasil ganhou sua linha 2018. E, desta vez, com algumas alterações no desenho.
As mudanças são bem sutis e pontuais, afetando a frente do modelo. A grade dianteira foi mexida e agora exibe a nova identidade visual da marca especializada em utilitários do grupo Fiat Chrysler Automóveis, com o logotipo da RAM no centro. A tradicional logomarca com o cabrito montês continua na tampa traseira, detalhe exclusivo para o Brasil na versão Laramie. E houve melhorias também no interior, mais especificamente na central multimídia da picape grande. Agora, o equipamento com tela de 8,4 polegadas sensível ao toque é compatível com os sistemas Android Auto e Apple CarPlay.
No trem de força, no entanto, nada foi trocado. Segue o mesmo motor turbodiesel Cummins de 6.7 litros distribuídos em seis cilindros em linha. O propulsor é capaz de desenvolver 330 cv de potência e 104 kgfm de torque máximo. O câmbio é automático, com seis velocidades, e a força é distribuída para as quatro rodas, com tração reduzida para descidas mais íngremes de off-road. Com esses atributos, a RAM 2500 é capaz de rebocar até 7.750 kg e há um seletor no painel do utilitário que controla a tração, de acordo com a vontade do condutor.
Entre os itens de série da RAM 2500 estão seis airbags, controle de tração, controle de estabilidade, monitoramento eletrônico de rolagem da carroceria, controle de balanço do reboque, sistema Isofix para fixação de cadeirinhas infantis, bancos com revestimento de couro e aquecidos ou ventilados na frente, ajustes elétricos dos bancos dianteiros, ar-condicionado de duas zonas com saída de ar para o banco traseiro, dois porta-objetos nas laterais da caçamba com capacidade para armazenar 102 litros cada, sistema de som premium com nove alto-falantes e subwoofer, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, volante ajustável em altura e profundidade, estribos laterais e extensor de caçamba. O preço não é baixo — e nem precisa, já que a RAM 2500 não tem concorrentes diretos no Brasil. Ele parte de R$ 264.900 e é possível escolher interior preto ou caramelo.