Veja os carros que saĆram de linha em 2020
Em ano duramente afetado pela pandemia e alta do dĆ³lar, vĆ”rios automĆ³veis engrossam lista, como os conhecidosĀ Cobalt, Golf, Palio Weekend e Fusion
O ano de 2020 foi desafiador para a indĆŗstria de carros no Brasil. NĆ£o sĆ³ pelas questƵes sanitĆ”rias da pandemia da Covid-19, mas tambĆ©m pela disparada do cĆ¢mbio. Assim, essa combinaĆ§Ć£o de fatores acabou por forƧar uma revisĆ£o geral de planos. E vĆ”rios modelos se despediram.
Com uma queda de quase 30% nas vendas, e o dĆ³lar (dos Estados Unidos) nas alturas, as marcas vĆ£o, dessa forma, concentrar esforƧos nos modelos de volume. E tambĆ©m nos SUVs, que continuam a subir nas vendas.
Esse movimento forƧou diversas aposentadorias. SĆ£o os casos do Dodge Journey, Hyundai Elantra, Volvo V60, Nissan March e de outros modelos mais populares, listados a seguir.
Chevrolet Cobalt
Com a chegada do Onix Plus em 2019, a aposentadoria do Cobalt era uma questĆ£o de tempo. Contudo, o fim do modelo veio em um momento difĆcil para o paĆs e a indĆŗstria automobilĆstica, destroƧados pela pandemia da Covid-19. A despedida foi, portanto, silenciosa.
Entretanto, o sedĆ£ cumpriu bem o seu papel. Desde o lanƧamento, em 2011, destacou-se pela oferta de espaƧo a bordo. Com um porta-malas de 563 litros, o Cobalt foi um dos carros favoritos entre taxistas e grandes famĆlias. O modelo era produzido na fĆ”brica de SĆ£o Caetano do Sul (SP).
Citroƫn C4 Lounge
O sedĆ£ mĆ©dio da marca francesa chegou em 2013, importado da Argentina, e teve uma passagem tĆmida em nosso mercado. O C4 Lounge veio para substituir o C4 Pallas na gama da CitroĆ«n.
Entretanto, a despeito de oferecer recursos modernos e o motor 1.6 THP, o sedĆ£ nĆ£o conseguiu destaque nas vendas, somando pouco mais de 30 mil unidades. Assim, nĆ£o hĆ” previsĆ£o de a marca trazer outro sedĆ£.
Fiat Palio Weekend
Ć oficial: as peruas morreram no Brasil. Este foi o Ćŗltimo ano da popular Fiat Palio Weekend. O modelo jĆ” nĆ£o Ć© mais produzido na fĆ”brica de Betim (MG). AtĆ© porque a montadora jĆ” estĆ” trabalhando no seu substituto: o aguardado SUV compacto da marca italiana.
Embora as vendas tenham desmoronado nos Ćŗltimos anos, a Fiat Weekend, como vinha sendo chamada, foi o carro de muitas famĆlias no paĆs. Embora a Fiat tenha removido o nome Palio, a station wagon pertencia Ć famĆlia do hatch compacto. Seu ponto forte era o porta-malas de 460 litros.
Ao longo dos 23 anos de produĆ§Ć£o, a perua compacta da marca italiana passou por muitas reformas. E criou tendĆŖncia com a linha Adventure, que rapidamente caiu no gosto dos brasileiros e atĆ© hoje tem a sua receita usada em modelos como Hyundai HB20X e Renault Stepway.
Ford Fusion
O fim do Fusion jĆ” estava anunciado desde o inĆcio de 2019, quando a Ford informou que deixaria de produzir automĆ³veis para se dedicar aos SUVs e picapes. Entretanto, nĆ£o deixa de ser representativo. O sedĆ£ mexicano chegou em 2006, apenas um ano apĆ³s ser lanƧado nos Estados Unidos. O Fusion veio substituir o Mondeo. Em 2010, entrou para a histĆ³ria da indĆŗstria nacional ao ser o primeiro automĆ³vel hĆbrido comercializado no paĆs, o que lhe deu algum status.
Em 2013, chegou a atual segunda geraĆ§Ć£o, que manteve praticamente o mesmo design atĆ© o recente fim da produĆ§Ć£o do modelo.
Volkswagen Passat
O tradicional sedĆ£ da Volkswagen era um dos modelos mais longevos Ć venda no Brasil. Em agosto, a montadora alemĆ£ interrompeu a sua importaĆ§Ć£o, encerrando uma histĆ³ria com vĆ”rios capĆtulos. A alta do dĆ³lar, que disparou no inĆcio da pandemia, foi a pĆ” de cal para o Passat.
Por aqui, o sedĆ£ tem no Tiguan Allspace uma espĆ©cie de sucessor, jĆ” que o SUV mĆ©dio atua na mesma faixa de preƧos. Mas apesar de seguir em produĆ§Ć£o no exterior, o futuro do Passat nĆ£o estĆ” claro. HĆ” a possibilidade de o clĆ”ssico da marca dar lugar a um sedĆ£ 100% elĆ©trico.
Volkswagen Golf
ApĆ³s 27 anos no Brasil, chegou a hora do adeus ao Volkswagen Golf. Pode ser um atĆ© breve, porĆ©m ainda nĆ£o se sabe. NĆ£o hĆ” um prazo definido para o retorno do hatch mĆ©dio. Mas Ć© certo que o modelo nĆ£o voltarĆ” a ser produzido no paĆs, como foi na 7ĀŖ e na 4ĀŖ geraƧƵes.
A Volkswagen estĆ” totalmente focada na gama de SUVs. Assim, o Golf perdeu espaƧo, e sai de cena para a chegada do Taos. O novo SUV da marca estĆ” confirmado para o 2Āŗ trimestre de 2021. Com produĆ§Ć£o na Argentina, ocuparĆ” a posiĆ§Ć£o do Golf em preƧos e mira o Jeep Compass.
No Brasil, o Golf deixou de ser produzido em 2019 na fĆ”brica de SĆ£o JosĆ© dos Pinhais (PR). Contudo, ganhou sobrevida com a importaĆ§Ć£o do hĆbrido Golf GTE. A marca trouxe um lote de 99 unidades do modelo recarregĆ”vel em tomadas. A nova geraĆ§Ć£o jĆ” foi lanƧada e deve voltar um dia.
CĆ¢mbios automatizados
O ano de 2020 tambĆ©m marcou o fim das transmissƵes automatizadas de embreagem simples nos carros nacionais. O primeiro cĆ¢mbio do tipo surgiu em 2007, com a Chevrolet Meriva Easytronic. Em seguida, a Fiat lanƧou a caixa Dualogic, que adotou o nome GSR apĆ³s receber aprimoramentos.
A Volkswagen tambĆ©m apostou neste tipo de transmissĆ£o com o automatizado i-Motion, enquanto a Renault ofereceu a caixa Easy’R na linha Sandero e Logan. Contudo, o cĆ¢mbio GSR da Fiat era o Ćŗnico Ć venda. Assim, a Fiat retirou a opĆ§Ć£o do site. E os automatizados estĆ£o extintos.
As transmissƵes do tipo foram substituĆdas por cĆ¢mbios automĆ”ticos tradicionais. HĆ” desde transmissƵes com conversor de torque Ć s caixas do tipo CVT (continuamente variĆ”vel), que operam por polias. Assim serĆ” o novo cĆ¢mbio CVT que a Fiat-Chrysler vai lanƧar em 2021.