Honda CR-V vira híbrido e roda 14 km/l de gasolina
Há três modos de operação no Honda CR-V: EV Drive é 100% elétrico, Hybrid Drive varia entre elétrico e a combustão e Engine Drive utiliza apenas o 2.0 a gasolina
A sexta geração do Honda CR-V chega ao Brasil completamente repaginada. O SUV feito na Tailândia tem visual sóbrio, amplo espaço interno e o trem de força e:HEV. O sistema, igual ao dos sedãs Accord e Civic, prioriza o motor elétrico e pode rodar 14 km com um litro de gasolina. Oferecido em versão única, Advanced Hybrid, o novo Honda tem tabela de R$ 352.900.
Um dos destaques é o motor 2.0 a gasolina de ciclo Atkinson, que gera 147 cv de potência e 19,4 mkgf de torque. Com injeção direta, atua em conjunto com dois motores elétricos montados paralelamente.
Um dos elétricos serve para gerar energia e, o outro, para tracionar as rodas. Este, aliás, produz 184 cv e 34,2 mkgf. Segundo a Honda, o sistema gera o equivalente a 207 cv – a marca não revela dados de torque.
Na prática, o novo CR-V acelera forte e tem muito fôlego. Porém, a Honda do Brasil também não mostrou sua velocidade máxima nem em quanto tempo ele vai de 0 a 100 km/h.
Há três modos de operação, que se alternam de forma automática e suave. O EV Drive é 100% elétrico, o Hybrid Drive varia entre elétrico e a combustão e o Engine Drive utiliza apenas o 2.0 a gasolina.
O nível de pressão no acelerador e de carga das baterias determina qual é o melhor modo no momento. As variações são mostradas na tela central e no quadro de instrumentos.
Segundo a Honda, o sistema mantém a bateria sempre com alguma carga. A autonomia no modo 100% elétrico é de até 80 km, informa a marca.
Na maior parte do tempo, o 2.0 atua como gerador. Ele só entra em ação quando o motorista exige maior desempenho, como em arrancadas bruscas e retomadas de velocidade.
Assim, a entrega dinâmica do Honda CR-V Advanced Hybrid é muito parecida com a de carros totalmente elétricos. Da mesma forma, o baixo nível de ruído a bordo impressiona.
O gerenciamento do motor 2.0 é feito pelo e-CVT, uma central eletrônica ligada também aos motores elétricos. Além disso, há três modos de condução – Normal, Econ e Sport -, acionados pela tecla localizada no console central.
A tração é integral. Conforme a necessidade, a entrega de torque em cada eixo pode variar entre 60:40 e 50:50.
Conectividade e multimídia do Honda CR-V
De série, há som da Bose com 12 alto-falantes, teto solar, bancos da frente com ajustes elétricos (memória para o motorista), quatro portas USB (duas na frente e duas atrás), carregador de celular por indução, app myHonda Connect (pacote básico grátis) e ar-condicionado digital de duas zonas. Porém, sem ajustes para quem viaja atrás.
Controles eletrônicos de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa e dez air bags também vêm no SUV. Bem como o Honda Sensing, que inclui controlador de velocidade adaptativo, assistente de permanência e evasão de faixa, além de câmera na traseira.
Faltou a câmera de 360º, disponível em modelos mais baratos. Também não há sistema automático de baliza. Porém, o farol alto é adaptativo, as setas são dinâmicas e a cabine tem iluminação de LEDs.
A tela da central multimídia, de 9 polegadas, poderia ser mais voltada ao motorista, o que melhoraria a visualização. Mas o sistema é fácil de usar.
Há conexão com Apple Car Play e Android Auto e botões físicos no lado esquerdo. Isso reduz a necessidade de tirar os olhos da via durante ajustes.
O quadro de instrumentos digital de 10,2″ é personalizável. Tudo é muito intuitivo e funcional. A boa empunhadura do volante multifuncional, com regulagens de altura e profundidade, merece elogios.
Além de vários porta-objetos, o SUV tem porta-malas de 581 litros e tampa que pode ser aberta por meio do movimento do pé. Com 4,71 metros de comprimento e 2,70 m de entre-eixos, o novo CR-V leva cinco pessoas com conforto.
FICHA TÉCNICA
Honda CR-V Advanced Hybrid
Preço sugerido: R$ 352.900
Motor: 2.0 e dois elétricos
Potência total: 207 cv
Tração: 4×4 por demanda
Comprimento: 4,71 metros
Largura: 1,87 metro
Entre-eixos: 2,70 metros
Porta-malas: 581 litros
Peso: 1.819 kg
Fonte: Honda
PRÓS E CONTRAS
PRÓS – DESEMPENHO
Trem de força com motor 2.0 e dois elétricos prioriza consumo, mas responde bem quando exigido;
CONTRAS – EQUIPAMENTOS
Embora seja bem recheado, faltam itens como câmera de 360º e regulagem de ar atrás.