Ford Mustang chega ao Brasil na versão GT Performance
Modelo ganha motor mais potente e tem preço mais baixo que concorrentes
Chegar aos 60 anos em plena forma não é para qualquer um. Exceção à regra, o Ford Mustang chega ao Brasil na sétima geração esbanjando vitalidade. O “pony car” desembarca no país em versão única, Performance GT, por R$ 529 mil.
Além de trazer novas tecnologias e motor V8 ligeiramente mais potente, de 488 cv, o esportivo é cerca de R$ 50 mil mais barato que a versão Mach 1, oferecida até então no país. O Mustang é R$ 26 mil mais barato que o Chevrolet Camaro, que saiu de linha, mas ainda está disponível no Brasil na edição de despedida, Collection, com motor V8 de 461 cv.
A despeito das atualizações, o Ford mantém características que o tornaram ícone, como o capô longo, a traseira curta e o teto baixo. A carroceria tem vários vincos e a frente ganhou grade maior e novas aberturas no capô. Com isso, ele ficou mais “mal encarado”. Os faróis, do tipo full-LEDs, têm novo formato e trazem assinatura com três elementos.
Atrás, há novo spoiler e as lanternas divididas em três barras mantêm as setas dinâmicas. As quatro saídas de escapamento também continuam lá. Nas laterais, a linha de cintura ficou mais alta e as rodas de 19 polegadas têm novo desenho.
O comprimento cresceu 22 mm, para 4,81 metros e na largura o ganho foi de 43 mm, para 1,96 m. A altura diminuiu 5 mm – é de 1,40 m. Já a distância entre os eixos, de 2,72 m, e a capacidade do porta-malas (382 litros) foram mantidas.
Na cabine, os revestimentos aparentam ser de boa qualidade e há apliques metalizados e peças que remetem à fibra de carbono. O destaque éa grande tela curva, de 13,2″, que integra a central multimídia, e a do painel de instrumentos de 12,4″.
A maior dá acesso a várias funções do carro, por meio do novo sistema Sync 4. Há conexão com Apple CarPlay e Android Auto sem fio, comandos por voz e carregador de celular por indução. O som é da grife Bang & Olufsen.
A área da frente é ampla, há bancos com espuma de boa densidade e ajustes elétricos de altura e distância – a regulagem dos encostos é manual. Atrás, além de o teto ser baixo, quase não há espaço para os joelhos. Na prática, só crianças viajarão com conforto ali.
Segurança
Seja como for, essa é uma característica do DNA do Mustang. Afinal, estamos falando de um clássico esportivo do tipo 2+2. Há boa lista de itens de segurança, como sete air bags, controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, alerta de risco de colisão com detecção de pedestres, frenagem autônoma de emergência e assistente contra saída involuntária de faixa. De novidade, há monitoramento de ponto cego, assistente de manobras evasivas e sensores de obstáculos e câmeras atrás, farol alto automático e leitor de placas de velocidade.
Com nova calibração e dois corpos de borboletas eletrônicos, o Coyote 5.0 ganhou 5 cv e 1,3 mkgf – agora são 58 mkgf. A tração na traseira e câmbio de dez marchas foram mantidos. De acordo com informações da Ford, o novo Mustang pode acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 4,3 segundos e a velocidade é limitada a 250 km/h
Há cinco modos de condução, que incluem parâmetros como nível de assistência da direção, rigidez da suspensão, sensibilidade do acelerador e velocidade das trocas de marcha. O ronco do motor pode ser ouvido até mesmo antes de entrar no carro, graças à partida remota acionada na chave.
A suspensão ativa e com ajuste independente traz nova calibração que, segundo a Ford, melhorou as respostas em acelerações e frenagens. Além disso, a direção está mais direta.
Na pista, foi possível comprovar a evolução do carro. Especialmente no que diz respeito à suspensão, que garante estabilidade na medida certa e ótima aderência em curvas.
Os freios, da Brembo nas quatro rodas, são suficientes para estancar tamanha cavalaria. A direção a princípio parece demasiada leve, mas com os ajustes dos modos de condução dá para encontrar um equilíbrio pleno em todos os principais quesitos configuráveis.
Mesmo em vias urbanas, dá para encontrar um modo que agrade. Assim, o Mustang não é cansativo de guiar, como ocorre em alguns esportivos.
Ficha técnica
Mustang GT Performance
Preço sugerido: R$ 529 mil
Motor: V8, 5.0, 32V, a gasolina
Potência: 488cv a 7.250 rpm
Torque: 57,5 mkgf a 5.000 rpm
0 a 100 km/h: 4,3 segundos
Vel. máxima: 250 km/h*
Comprimento: 4,81 metros
Largura: 1,96 metro
Entre-eixos: 2,72 metros
*Limitada eletronicamente
Fonte: Ford