Furioso, Volkswagen Golf R tem motor de 290cv
O Volkswagen Golf é o carro mais vendido da marca de Wolfsburg, na Alemanha. Com a chegada da versão GTi, em 1976, passou a ser o primeiro hot hatch produzido em massa – carro “barato” e com pretensões esportivas, essa tendência foi seguida pela maioria das fabricantes. Para fazer o modelo se sobressair, a marca alemã criou a versão R, inicial da palavra “Rennsport”, que, do alemão, significa “extremo esportivo”: daí, já se tem ideia do seu perfil poderoso e feroz que o torna um dos carros mais desejados pelos amantes de velocidade.
A letra “R” dessa versão do Golf não deixa dúvidas de que se trata de uma variante diferenciada do restante da gama. São duas portas, visual mais agressivo, rodas de 18 polegadas, emblemas “R”, faróis em leds, difusor traseiro e saída de escape quádrupla. Por dentro, os elementos que distinguem das outras versões são os assentos esportivos, que oferecem uma boa “pegada”. Além disso, o volante é forrado em pele e carrega a letra “R” na parte inferior. O restante do desenho do console central se mantém igual ao dos outros modelos Golf.
Em relação ao sistema de entretenimento, a central traz rádio, entrada auxiliar, conexão Bluetooth e USB. Conta com uma tela sensível ao toque de 8 polegadas compatível com as plataformas Android Auto e Apple Car Play. A falta de uma câmara de ré é compensada pela presença de sensores de estacionamento tanto atrás quanto na frente.
Sob o capô, o Volkswagen Golf R 2018 é configurado com um motor de quatro cilindros 2.0 litros turbo, de injeção direta de combustível, com 290 cv e torque de 38,7 kgfm. A transmissão de dupla embreagem é de sete velocidades e a tração é integral – 4Motion. O carro é dotado ainda de assistências ativas de segurança, como freios ABS, controle de tração e estabilidade, bloqueio de diferencial, assistente de partida em rampa e sete airbags.
Primeiras impressões
A direção do Golf R é bem precisa. Nas curvas, a trajetória é feita com sensação de segurança, e a suspensão outorga uma boa estabilidade, apesar de não parecer muito dura. O isolamento acústico é um dos melhores: os níveis de ruídos são bem baixos. Outra competência que merece destaque são os quatro modos de direção: Eco, Normal, Individual e Race (esse último é usado para um maior dinamismo e entrega ao máximo todas as capacidades do carro).
A frenagem é um ponto favorável. Viajando a 80 km/h, quando se pisa fundo no pedal do freio, é possível parar completamente o veículo em menos de 20 metros. Já as acelerações são poderosas e fazem o corpo “grudar” no assento no mesmo instante em que se pressiona o acelerador – o carro faz o zero a 100 km/h em 4,6 segundos. O torque é entregue em baixas rotações e o ronco do motor é capaz de apaixonar a todos os entusiastas de esportivos.