Golf, fusca e outros: Volkswagen encerra produção do mítico motor VR6

Após 34 anos, a última unidade – dentre 1,87 milhão fabricadas – saiu da linha de montagem em dezembro


Por Agência Estado

11/01/2025 às 07h00

motor vr6 foto divulgacao volkswagen
Foto: Divulgação / Volkswagen

A produção do famoso motor VR6 da Volkswagen chegou ao fim depois de 34 anos. A última unidade – dentre 1,87 milhão fabricadas – saiu da linha de montagem em dezembro último. E, claro, sem previsão de substituto, uma vez que com a eletrificação, os esforços das montadoras estão concentrados em fazer motores elétricos cada vez mais eficientes Assim, os propulsores a combustão estão sendo deixados em segundo plano.

Apesar de ter estreado nos modelos Corrado e Passat em 1991 como um 2.8 de 174 cv, o VR6 se despede em um SUV. Mais precisamente um Audi Q6 disponível no mercado chinês – não confundir com o Q6 e-tron, que chegou há pouco mais de um mês no Brasil. O veículo traz um 2.5 de 300 cv e 51 mkgf.

O mítico motor, aliás, equipou carros não só da VW e Audi, mas também de outras marcas do grupo como Seat e Porsche, por exemplo. Mas sem dúvidas o carro mais emblemático a receber o VR6 é o Golf R32, que trazia um 3.2 de 250 cv sob o capô.

volkswagen golf r32 motor VR6 divulgacao volkswagen
Golf VR6, do fim dos anos 1990, foi um dos carros mais icônicos com o motor (Foto: Divulgação/Volkswagen)

O que significa VR6?

O VR6 nada mais é que um seis cilindros em V, como um V6 tradicional, mas com atributos de motores em linha – por isso a adição do R (de Reihenmotor, em alemão). A grande diferença é em relação ao ângulo do “V”, de apenas 15o no VW, enquanto nos propulsores comuns costuma ser de 60o – salvo raras exceções.

Graças a essa característica o motor era montado com apenas uma cabeça e duas árvores de cames para comandar as válvulas, em vez de duas e quatro, respectivamente. Isso ajudou a simplificar a construção e reduzir custos.

Além disso, por ser mais estreito, não ocupava muito mais espaço que um motor em linha, facilitando sua aplicação tanto em modelos com tração dianteira como em posição transversal do grupo.

Tópicos: Golf / volkswagen / VR6

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.

X
noscript