Subaru traz para o Brasil nova geração de seu hatch aventureiro
Subaru XV foi desenvolvido a partir da nova Plataforma Global Subaru e ficou mais encorpado em relação ao modelo antecessor
É cada vez maior o interesse das marcas automotivas estrangeiras na região da América Latina. Principalmente no Brasil, onde o mercado automotivo enfrentou uma vasta crise que, segundo os indicadores econômicos, está ficando mais branda. Esta retomada nas vendas parece ter animado a Subaru, controlada no país pelo Grupo Caoa, a trazer de volta o crossover XV, uma versão hatch aventureira do médio Impreza. O novo XV, que corresponde à quinta geração do Impreza, foi apresentado há um ano no Salão de Genebra, na Suíça, e agora finalmente chegas às lojas brasileiras. As mudanças no modelo afetaram o design e, principalmente, o conforto e as tecnologias do crossover.
O XV foi desenvolvido a partir da nova Plataforma Global Subaru e ficou mais encorpado em relação ao modelo antecessor. Aumentou a distância entre-eixos e a largura em 3 e em 2 centímetros, respectivamente, para ampliar o espaço interno. Agora, o comprimento é de 4,46 metros, a largura chega a 1,80 m, a altura é de 1,61 m e o entre-eixos mede 2,66 m. Para o Brasil, há duas versões disponíveis: a de entrada L, que parte de R$ 114.990, e a topo de linha S, a R$ 123 mil.
Em ambos os casos, o XV se move com uma evolução do motor boxer 2.0 litros 16 válvulas, que está 12 kg mais leve que antes e ostenta, de acordo com a Caoa, um avançado sistema de injeção direta de combustível. A Subaru garante que mais de 80% das peças do propulsor são novas. Ele gera agora potência máxima de 156 cv a 6 mil rpm, 16 cv a mais que o antigo. O torque ficou em 20 kgfm a 4 mil giros. O câmbio é automático do tipo CVT com sete velocidades simuladas e o sistema de tração é integral.
De série, o modelo traz já na configuração mais barata airbags frontais, de joelhos, lateral do tipo cortina e laterais nos bancos dianteiros, totalizando sete bolsas de ar. O ar-condicionado é de duas zonas e o sistema de entretenimento tem tela touch de 8 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay. Freio de estacionamento elétrico, sistema de distribuição eletrônica de frenagem e controles de descida, de estabilidade e de tração também estão no pacote, assim como câmara de ré e assistente de partida em rampas. Sensor crepuscular e de chuva, faróis responsivos, controle de velocidade de cruzeiro, coluna de direção com ajustes de altura e de profundidade e sistema Isofix para fixação de cadeiras infantis completam a lista, junto com faróis e lanternas em leds e rodas de alumínio de 18 polegadas. Na variante S, entram ainda teto solar elétrico, bancos de couro, banco do motorista com ajustes elétricos de altura, profundidade e do encosto, detector de pontos cegos e luz alta automática.
Primeiras impressões
Basta embarcar no Subaru XV para perceber o quanto o modelo inspira segurança. Principalmente por toda a tecnologia dedicada a esse aspecto. A nova geração foi um notável passo à frente que aprofundou as características de crossover do modelo, ou seja, evidenciou suas virtudes para a utilização urbana, mas também manteve a aposta em um público interessado por modelos para aventuras fora da estrada. Deu certo, tanto que o XV se saiu muito bem entre subidas e descidas na lama nas primeiras colinas de Bolonha e perto de Predappio.
Na verdade, foi possível avaliar a desenvoltura do SUV compacto em outras situações. O caminho foi cheio de pedras e até neve, mas o XV não decepcionou. O veículo age independentemente, sem qualquer ajuda do motorista, a não ser a de manter o controle do volante. O sistema interage com sensores e com o ABS e permite que o carro saia na velocidade certa.
No asfalto, o crossover atua como a maior parte dos crossovers com boa performance. É dócil, leve e até incansável. Nota-se, em relação à geração passada, uma redução grande na vibração do motor — mérito das melhorias promovidas na rigidez com a nova plataforma. Além disso, a barra estabilizadora ancorada ao chassi também favorece o bom equilíbrio.