Trilhas em Monte Verde recebem milhares visitantes por ano e oferecem opções para todas as idades
Trilha da Pedra Redonda, Platô, Chapéu do Bispo e Pico do Meio são algumas das procuradas por turistas

As trilhas em Monte Verde, distrito de Camanducaia, têm atraído milhares de visitantes por ano. Apenas nos primeiros quatro meses de 2024, foram mais de 14,7 mil turistas, o que representa um crescimento de 9% em relação ao mesmo período de 2023, quando houve visitas de cerca de 13,5 mil pessoas. Uma das opções mais procuradas, o trajeto da Pedra Redonda, também foi a mais fotografada, de acordo com as informações divulgadas pelo Google Maps. Para além dessa opção, no entanto, são diversas escolhas para conhecer as paisagens de mares de morro de local privilegiado da Serra da Mantiqueira, que inclusive oferecem alternativas para todas as idades de visitantes.
Monte Verde é conhecido por esses atrativos naturais e por oferecer um clima das montanhas frio ou predominantemente ameno. Por isso, o distrito tem o turismo como sua principal atividade econômica, com variações sazonais no fluxo de visitantes. De acordo com estudo do sistema Mymento, o maior número de visitas de turistas ocorre entre maio e julho, durante o período das férias escolares, e depois também em dezembro, quando a Prefeitura de Camanducaia e a Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região (Move) realizam o evento “Natal nas Montanhas”.
Entre os visitantes que procuram as atividades ao ar livre, especificamente no ecoturismo, a média de idade é de 40 anos. Mais da metade desse público (52%), de acordo com a Mymento, tem preferência por passeios autoguiados, para ter a liberdade para explorar a região por conta própria. Os outros 48% optam por utilizar os serviços de agências de turismo para uma experiência mais detalhada, com ajuda de guias e acesso a informações históricas e a respeito de particularidades da região.

Trilha da Pedra Redonda e Trilha do Platô
A opção mais procurada pelos turistas é a Trilha da Pedra Redonda, que tem extensão de 926 metros, ganho de elevação de 120 metros e altitude de 1.950 metros. Esse trajeto tem tempo médio de 1h30 e possui a vista aberta do local, podendo ser feita de forma autoguiada ou com guias. É a única trilha onde é permitida a presença de animais de estimação, desde que permaneçam na guia o tempo todo e que os donos levem saco de lixo para recolher os dejetos. Também é possível fazer a trilha com crianças menores de 8 anos, com menos de 1,30m de altura, e até com crianças de colo, desde que estejam em canguru, cadeirinha de trekking ou sling. Elas não podem fazer o passeio, por exemplo, sendo carregadas no colo pelos pais.
A Trilha do Platô, por sua vez, tem extensão de 1.250 metros, ganho de elevação de 203 metros e altitude de 1.950 metros. Ela também pode ser feita de forma autoguiada, mediante agendamento no site, ou com guia credenciado das agências de Monte Verde. Esse trajeto é um pouco maior, com tempo médio de 2h para ida e volta. O que difere as duas, no entanto, é que a Trilha do Platô é um pouco mais longa e técnica, com visual voltado para o Vale do Paraíba.

Trilhas com acesso pelo Platô
Há também trilhas que podem ser feitas por meio do núcleo Platô. É o caso, por exemplo, de quem quer assistir ao pôr do sol no mirante. Esse trajeto tem extensão de 1.003 metros, ganho de elevação de 200 metros, com tempo médio de 1h30 e 1.930 metros de altitude. A atividade pode ser feita somente acompanhada de um condutor habilitado, pois já tem um nível técnico mais elevado e o retorno geralmente ocorre no início da noite, quando a dificuldade fica ainda maior.
A opção do Chapéu do Bispo é procurada por aqueles que já têm um alto nível técnico e costumam fazer trilhas difíceis. O local tem extensão de 710 metros com tempo médio de 1h20 (ida e volta) e 170 metros de elevação, acessando pelo núcleo Pedra Redonda.
Essa atividade também só pode ser feita acompanhada de um condutor (guia) habilitado, devido ao seu nível técnico. Para acessar o cume (topo), é necessário ter técnicas adequadas com equipamento de segurança.
Outra alternativa é o Pico do Meio, que também tem começo no Platô e conta com extensão de 2.018 metros, ganho de elevação de 310 metros, 2.040 metros de altitude e tempo médio (ida e volta) de 3h, com nível de dificuldade ainda maior. Essa atividade também só pode ser feita somente acompanhada de um condutor habilitado, devido ao seu nível técnico.
Tópicos: monte verde / trilhas