Júlio é candidato
Embora reconheça que tomou a iniciativa um pouco tarde, já que a eleição será na quinta-feira, o deputado Júlio Delgado anuncia oficialmente hoje, às 14h, a sua candidatura à presidência da Câmara Federal. Ele disse ter tomado a decisão após constatar, por várias consultas jurídicas, que a reeleição do deputado Rodrigo Maia (DEM) é “totalmente inconstitucional”. O parlamentar disse que logo após o anúncio irá protocolar mandado pedindo o impedimento do representante do DEM.
Nome avulso
Filiado ao PSB, Júlio reconheceu que tem uma demanda interna a ser resolvida, já que a bancada socialista, por decisão formulada em documento, está disposta a apoiar Rodrigo Maia. “Eu reconheço esse acordo, mas vou me apresentar com candidatura avulsa e posso garantir que alguns colegas estão dispostos a ficar comigo.” Delgado pretende, primeiro, levar a votação para o segundo turno.
Delação premiada
Além do viés de inconstitucionalidade, o que também levou o deputado juiz-forano a ir para o páreo foi o vazamento inicial das delações de executivos da Odebrecht. “O Rodrigo foi citado e não podemos passar, de novo, pelo mesmo processo dos últimos anos, quando tivemos um presidente da Câmara acusado de ilícitos. Seria um desgaste muito grande para a instituição”, destacou, lembrando o processo que culminou com a cassação e posterior prisão do deputado Eduardo Cunha.