Cúpula dividida
A paralisação dos ônibus foi uma verdadeira novela, apontando para uma divisão na direção da categoria do Sindicato dos Trabalhadores do setor. Enquanto o presidente, Vagner Evangelista, dizia que valeria o ofício que ele próprio enviou à Settra, ao Sindicato Patronal e à Polícia Militar, no qual dizia que os ônibus ficariam nas garagens entre 8h30 e 15h30, seu vice, Claudinei Janeiro, desde cedo sustentava que os ônibus iriam deixar de circular à meia-noite. E foi o que aconteceu; a cidade amanheceu com o transporte coletivo paralisado, como ocorreu também pelo país afora, comprometendo a mobilidade de quem ia para o trabalho.
Jogo rápido
Como foi previsto, a Câmara fez sua última reunião ordinária do mês ontem, pela manhã, mas teve uma agenda mínima. Os vereadores compareceram em massa, mas não esticaram a pauta, se prendendo mais aos discursos sobre a greve. O único ausente foi o petista Roberto Cupolillo, o que motivou Charlles Evangelista (PP) – seu principal oponente na Câmara – a pedir o corte do ponto, pois o vereador estaria participando da manifestação. O regimento interno permite justificativas.
Com Doria
Um dia após ser eleito como um dos vice-presidentes da Frente Nacional de Prefeitos – ele vai representar Minas Gerais -, Bruno Siqueira tinha na agenda encontro, ontem, em São Paulo, com o prefeito João Doria, mas não foi antecipado o teor da conversa. Na segunda-feira, embora seja feriado pelo Dia do Trabalho, ele deve ir à Prefeitura para algumas reuniões.
De volta à pauta
Um ano após apresentar e ele próprio retirar de pauta o projeto, o vereador André Mariano mostrou-se disposto a retornar para a Câmara o projeto de lei em que concede título de cidadania honorária ao deputado Noraldino Júnior. A matéria, em princípio, voltaria à discussão somente depois das eleições, mas o vereador esticou o prazo. Na ocasião, o projeto sequer entrou em votação ante o protesto prévio do petista Wanderson Castelar, que teria se desentendido com o parlamentar no plenário da Câmara, que acabou virando caso de polícia. Castelar, ontem mesmo, teria apresentado a André a sua insatisfação com a volta da proposta.