Transposição

Por Paulo César Magella

A Câmara Municipal, com assinatura de seus19 vereadores, irá encaminhar ao candidatos Dilma Rousseff (PT), Marina Silva (PSB) e Aécio Neves (PSDB) uma representação reivindicando a construção do contorno ferroviário na cidade. A iniciativa é do presidente da Casa, Júlio Gasparette (PMDB), que considera fundamental a inclusão da obra na plataforma do futuro governo. No documento, o Legislativo alerta que, a partir de janeiro de 2015, os trens, que hoje atravessam o município de 40 em 40 minutos, vão aumentar a frequência para passagens de 20 em 20 minutos. “O número de vagões vai dobrar, o que vai agravar a situação”, diz Gasparette.

Parceria

Já há anteprojetos tratando do caso nas instâncias de Brasília, mas sem perspectiva de avaliação. O mais recente destaca que são 45 quilômetros de linha ligando Cotegipe à Barreira do Triunfo, tirando os trens da malha urbana. O trecho atual poderia ser transformado em uma via expressa ou até mesmo em linha para algum tipo de metrô de superfície. Segundo Júlio Gasparette, o entorno pode ser feito pela União em parceria com a iniciativa privada, como a própria MRS e as empresas de ônibus. “Em Volta Redonda fizeram até viaduto. Juiz de Fora precisa da mesma atenção”, ressaltou.

Paulo Cesar Magella

Paulo Cesar Magella

Sou da primeira geração da Tribuna, onde ingressei em 1981 - ano de fundação do jornal -, já tendo exercido as funções de editor de política, editor de economia, secretário de redação e, desde 1995, editor geral. Além de jornalista, sou bacharel em Direito e Filosofia. Também sou radialista Meus hobbies são leitura, gastronomia - não como frango, pasmem - esportes (Flamengo até morrer), encontro com amigos, de preferência nos botequins. E-mail: [email protected] [email protected]

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também