A prefeita Margarida Salomão encaminhou mensagem à Câmara estabelecendo a reorganização da estrutura administrativa da Prefeitura. Com isso, serão criadas, a partir de 1º de janeiro de 2025, três novas secretarias: Secretaria Especial das Mulheres, Secretaria da Igualdade Racial e a Secretaria do Bem-Estar Animal. Haverá também fusões. A parte de Planejamento será unificada com a Fazenda, enquanto o planejamento urbano e participação popular será agregado a uma parte da Secretaria de Atividades Urbanas (Sesmaur). A outra parte da Sesmaur ficará exclusivamente por conta das questões ambientais, fruto de relatório do G20, que deu ênfase às mudanças climáticas. Essa outra parte, então, será a Secretaria de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas. Nos desdobramentos, a Secretaria de Transformação Digital e Administrativa será a Secretaria de Licitações e Contratos.
Mudança na estrutura administrativa não implicará em novos custos
Na entrevista coletiva e na conversa que teve com alguns vereadores pela manhã, a prefeita Margarida Salomão enfatizou que as mudanças não irão implicar em qualquer custo adicional para a Prefeitura. Para compensar o custo com os novos secretários haverá redução no quadro de comissionados: serão três de assessor I; 6 de assessor II e 6 de assessor III. Os nomes do primeiro escalão só serão conhecidos na segunda quinzena de dezembro.
Casa da Mulher será construída ao lado das sedes do Judiciário e do Ministério Público
A prefeita também anunciou um repasse de R$ 10 milhões do Governo federal exclusivamente para a construção da Casa da Mulher Brasileira, que vai agregar uma delegacia especializada, uma Vara judicial, uma estrutura de saúde e um espaço para abrigar mulheres ameaçadas. Ela será construída ao lado das sedes do Judiciário e do Ministério Público, no antigo Terreirão do Samba.