Uma das principais conclusões da audiência pública realizada pela Comissão do Trabalho da Assembleia Legislativa sobre as instituições para idosos foi a criação de uma lei impositiva, que obrigue as instituições de longa permanência de idosos a manter profissionais de fisioterapia e terapia ocupacional. Dados apresentados pelos participantes revelam a insuficiência desses profissionais em especial nas instituições públicas filantrópicas. De acordo com Angélica Ramires, da Associação Brasileira de Terapeutas Ocupacionais, pesquisa de 2017 concluiu que, enquanto 78% das instituições privadas possuem fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, no caso das filantrópicas, apenas 28% contam com esses profissionais.
Comissão do Trabalho quer lei que imponha a contratação de fisioterapeutas e terapeutas para instituições de atendimento aos idosos
Na audiência da Comissão do Trabalho, concluiu-se que, enquanto 78% das instituições privadas possuem fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, no caso das filantrópicas, apenas 28% contam com esses profissionais.