Referendada pelo PT, Margarida inicia conversações com partidos aliados para tratar do posto de vice

Todos os partidos aliados serão ouvidos para dar sua opinião para definição da chapa majoritária

Por Paulo Cesar Magella

A reunião do Partido dos Trabalhadores que homologou por unanimidade a candidatura à reeleição da prefeita Margarida Salomão foi antecedida por várias articulações. Uma carta com assinatura de lideranças partidárias, inclusive do comando nacional, foi apresentada defendendo as razões da prefeita. Como a maioria referendou o que a Nacional já tinha decidido, ela, agora, parte para conversas com partidos aliados que vão além da federação do PT com PV e PcdoB. E neste pacote que entra a figura do vice. A resistência ao PSB, partido ao qual é filiado o empresário Marcelo Detoni, foi vencida, mas a discussão em torno do nome do empresário ainda não está resolvida. Margarida tem até o final do mês que vem, quando começam as convenções, para bater o martelo.

Partidos aliados e de oposição  jogam para cima suas projeções de vagas na Câmara

Enquanto os vices não são definidos, a discussão recorrente envolve o número de vagas na Câmara que cada legenda vai ocupar. Talvez, como motivação para os pré-candidatos e militantes, os dirigentes têm feito projeções superestimadas ao ponto de um observador da cena política dizer que, mesmo com 23 vagas a partir de 2025, esse número será insuficiente para abrigar tantos eleitos – como dizem os partidos. A média tem sido de três cadeiras, mas a federação PT, PV e PcdoB projeta ocupar cinco vagas.

Paulo Cesar Magella

Paulo Cesar Magella

Sou da primeira geração da Tribuna, onde ingressei em 1981 - ano de fundação do jornal -, já tendo exercido as funções de editor de política, editor de economia, secretário de redação e, desde 1995, editor geral. Além de jornalista, sou bacharel em Direito e Filosofia. Também sou radialista Meus hobbies são leitura, gastronomia - não como frango, pasmem - esportes (Flamengo até morrer), encontro com amigos, de preferência nos botequins. E-mail: [email protected] [email protected]

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também