Saúde monitora surto de vírus respiratório na China

Por Carolina Leonel

O Ministério da Saúde divulgou que acompanha atentamente o surto de metapneumovírus humano (HMPV) na China, que tem causado infecções respiratórias, especialmente entre crianças do país. De acordo com Marcelo Gomes, coordenador-geral de Vigilância da Covid-19, Influenza e outros Vírus Respiratórios do Ministério da Saúde, até o momento não há alerta internacional emitido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), mas a vigilância epidemiológica brasileira está em constante comunicação com autoridades sanitárias da OMS e de vários países, incluindo a China, para monitorar a situação e trocar informações relevantes. Segundo especialistas, o HMPV não é uma “nova ameaça” e é um vírus comum que circula no mundo há mais de 60 anos. A doença respiratória causa sintomas leves e nos casos mais graves leva a pneumonia. Ainda não existem tratamentos ou vacinas.

Carolina Leonel

Carolina Leonel

Carolina Leonel é jornalista formada pela UFJF. Trabalha no jornal Tribuna de Minas desde 2018. No veículo, atuou como repórter até 2022, produzindo matérias e reportagens em diferentes editorias, em especial na área de Saúde. Atualmente, é editora de Cidade. Também já passou pela edição das editorias de Cultura, Esporte e Internet.LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/carolinaleonel/ E-mail: [email protected]

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também