Prefeitura quer atualizar normas que regem o ITBI

Mensagem que trata do ITBI já chegou à Câmara Municipal para discussão e votação

Por Paulo Cesar Magella

Em mensagem à Câmara, a Prefeitura propõe a atualização e consolidação das normas que regem o Imposto sobre a transmissão “inter vivos” (ITBI). Por considerá-lo uma das principais receitas próprias do município, “com papel central no financiamento de políticas públicas e na prestação de serviços essenciais à população, sua regulamentação clara e eficiente é imprescindível para assegurar justiça fiscal, transparência e modernização dos processos tributários”, diz a justificativa.

Três pontos do ITBI são considerados essenciais

A mensagem destaca três pontos essenciais: “especificação quanto a não incidência: a proposta disciplina com precisão casos de não incidência do ITBI, abrangendo a transmissão da propriedade e de direitos reais sobre imóveis. Essa medida é essencial para prevenir disputas tributárias e assegurar maior previsibilidade jurídica.”

Base de cálculo correspondente ao valor venal

O segundo aspecto trata da base de cálculo adequada: “atualização normativa busca garantir que a base de cálculo do imposto corresponda ao valor venal dos bens imóveis, refletindo adequadamente o valor de mercado e promovendo justiça social”. E, finalmente, harmonização com a legislação superior: “atualização normativa alinha-se às disposições do Código Tributário Nacional e às melhores práticas de gestão tributária, prevenindo conflitos normativos e garantindo a validade jurídica das normas municipais”. A mensagem foi encaminhada em caráter de urgência.

 

Paulo Cesar Magella

Paulo Cesar Magella

Sou da primeira geração da Tribuna, onde ingressei em 1981 - ano de fundação do jornal -, já tendo exercido as funções de editor de política, editor de economia, secretário de redação e, desde 1995, editor geral. Além de jornalista, sou bacharel em Direito e Filosofia. Também sou radialista Meus hobbies são leitura, gastronomia - não como frango, pasmem - esportes (Flamengo até morrer), encontro com amigos, de preferência nos botequins.E-mail: [email protected] [email protected]

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também