Painel 02-04-17

Por Renato Salles

Prestação de contas

O deputado federal Júlio Delgado (PSB) segue reforçando publicamente seu posicionamento contrário à reforma de Previdência defendida pelo governo do presidente Michel Temer (PMDB). Uma proposta de emenda à Constituição para defender mudanças como a universalização dos 65 anos como idade mínima para requerimento de aposentadorias está sendo debatida no Congresso. Durante a semana, o parlamentar passou a veicular nas ruas de Juiz de Fora um informativo com as argumentações que justificam sua rejeição à peça da maneira como foi apresentada pelo Palácio do Planalto. A publicação ainda tem por objetivo funcionar como uma prestação das ações de Júlio relacionadas ao mandato e ao cotidiano de seus trabalhos em Brasília.

Desconforto

Não faltam polêmicas envolvendo as discussões sobre a Proposta de Emenda à Constituição 287/2016, exatamente a que trata da reforma da Previdência. Na última sexta-feira, milhares de juiz-foranos foram às ruas centrais da cidade manifestar repúdio à proposição do Governo federal. O ato transcorreu de forma pacífica. Contudo seu desfecho causou um certo desconforto ao vereador Wanderson Castelar (PT). Ao tentar discursar ao final da mobilização, o petista teria tido acesso ao microfone negado, sob a argumentação de que apenas representantes de movimentos sociais, entidades de classe e sindicatos teriam direito a fala. Ligado ao Sindicato dos Professores (Sinpro), o outro integrante da bancada do PT na Câmara, Roberto Cupolillo (Betão, PT), não estava na cidade. Há quem questione tal “coincidência”.

Agenda externa

Desde as eleições passadas, compromissos públicos do prefeito Bruno Siqueira (PMDB) não se arrefeceram, e a presença do peemedebista nas ruas da cidade tem sido uma constante. Ontem foram pelo menos duas aparições em agendas externas. Pela manhã, Bruno esteve no Bairro Santa Luzia e passou pela feira livre da região. No local não abriu mão de saborear pastel vendido por comércios ambulantes, em cena tradicional em campanhas eleitorais. Depois esteve na Rua Marechal Deodoro, no Centro. Em postagem veiculada em uma rede social, defendeu que os calçadões são uma tradição da cidade. Durante a visita, esboços de projeto para o calçamento total de trechos da Marechal de Rua Batista de Oliveira foram apresentados a um empresário que atua na região.

Juliana Netto

Juliana Netto

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também