Telefonia móvel: Anatel conclui estudos para modernizar legislação sobre antenas

Minas Gerais foi o estado utilizado para avaliação das legislações municipais sobre a telefonia móvel; resultado será implementado em outras unidades federativas do país

Por Paulo Cesar Magella

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) está intensificando estudos para modernizar legislações municipais de antenas no país de telefonia móvel. Em Minas, os primeiros trabalhos identificaram 49 municípios com regras conflitantes com a legislação federal. Em setembro, a Gerência Regional de Minas concluiu um estudo pioneiro sobre legislações das prefeituras mineiras, e a decisão de ampliação da avaliação em nível nacional ocorreu na semana passada. A experiência mineira servirá de referência, já que a Anatel espera que até o dia 31 de dezembro, as legislações de todos os municípios brasileiros a partir de 200 mil habitantes estejam mapeadas pela agência, e até o primeiro trimestre de 2024 a dos municípios a partir de 100 mil habitantes.

Lei especial deve facilitar a implementação da tecnologia 5G

As faixas de 5G puro – que permitem maior velocidade de conexão e de transporte de dados, além de novas implicações na indústria 4.0 e no agronegócio – necessitam, para operacionalização da tecnologia, de maior adensamento das antenas, o que tem sido um problema em vários municípios por conta da legislação local. Em Juiz de Fora, quando da implantação do 4G, a Câmara aprovou projeto fazendo uma ampla mudança no texto legal para facilitar a instalação das novas antenas.

 

Paulo Cesar Magella

Paulo Cesar Magella

Sou da primeira geração da Tribuna, onde ingressei em 1981 - ano de fundação do jornal -, já tendo exercido as funções de editor de política, editor de economia, secretário de redação e, desde 1995, editor geral. Além de jornalista, sou bacharel em Direito e Filosofia. Também sou radialista Meus hobbies são leitura, gastronomia - não como frango, pasmem - esportes (Flamengo até morrer), encontro com amigos, de preferência nos botequins. E-mail: [email protected] [email protected]

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também