Falsa Bacalhoada

Não conte a ninguém que não é bacalhau porque ninguém vai descobrir. 

Por Claudia Figueiredo

Falsa Bacalhoada é um ótimo prato para preparar para uma família grande. E já que estamos a 45 dias do Natal, vamos começar a postar receitas fáceis de preparar e que também sejam econômicas, afinal, os preços de alguns produtos típicos desta época estão muito inflacionados.

Falsa Bacalhoada

Ingredientes:

750 g de filés de pescada tipo bacalhau

Sal e pimenta-do-reino

Suco de 1 limão

2 dentes de alho picadinhos

Azeite de oliva

750 g de batatas em rodelas médias

4 tomates em rodelas

3 cebolas em rodelas

4 dentes de alho fatiados

1 maço de cheiro-verde picado

1 pimentão verde em rodelas

1 pimentão vermelho em rodelas

100 g de azeitonas verdes sem caroço

3 a 4 ovos cozidos em rodelas ou quartos

½ xícara (chá) de vinho branco seco

Falsa Bacalhoada prato preparado para o Natal de uma família grande mesa posta
Falsa Bacalhoada

Modo de Preparo:

Dessalgue a pescada por 24 horas em geladeira, trocando a água três ou quatro vezes. Depois, tempere com pimenta-do-reino a gosto, o limão e o alho picado e deixe marinar por pelo menos 30 minutos.

Em refratário grande generosamente untado com azeite, monte em camadas, polvilhando pouquísismo sal, até terminarem os ingredientes: batata, tomate, cebola, alho fatiado, cheiro-verde, pimentões, azeitonas e os filés.

Polvilhe cheiro-verde, regue com mais azeite e o vinho, cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio preaquecido (200 ºC) por 20 minutos.

Retire o papel e asse por mais uns 20 minutos ou até a batata estar macia. Somente depois, acrescente os ovos cozidos.

Schhhhh! Não conte a ninguém que não é bacalhau porque ninguém vai descobrir.

Um beijo e um brinde!

Claudia Figueiredo

Claudia Figueiredo

Jornalista e Radialista. Cozinheira por amor. Autora do livro "Na Cozinha com Claudinha" e organizadora do livro "Os Segredos do Fátima Buffet". É professora na pós graduação em Gastronomia Contemporânea na Faculdade Ensin-e, na Universidade Cândido Mendes e na IESPE.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também