Alta-costura em cena

Por Patrícia Alvim

O que brilhou na semana mais exclusiva da moda em Paris e vai inspirar coleções de festa mundo afora. Com sofisticação e luxo em cada detalhe, as ‘maisons’ reafirmaram o poder da moda em transformar tecido em arte.

Alta Costura Inverno 2526
Opulência com atitude, silhuetas esculturais e detalhes sensuais na coleção “La Nouvelle Cour” de Elie Saab. Trends: cintura marcada, ‘peplum’, ombros de fora, ‘make’ natural, tons de rosa, dourado e amarelo

Paris voltou a ser o centro do universo fashion durante a Alta-Costura Inverno 25/26. Semana de moda seleta, com número reduzido de desfiles, regras da exigente Federação de Moda francesa, convidados escolhidos a dedo e peças únicas.  O foco não é comercial, como nas ‘fashion weeks’ tradicionais. O objetivo é exaltar a identidade de cada ‘maison’, da técnica apurada ao trabalho artesanal que revela o ‘savoir-faire’ dos ateliês.

Alta Costura Inverno 2526 1
Coleção “De volta para o futuro”, de Schiaparelli: transparências, bordados artesanais, luvas de veludo preto e terno de cetim, além dos lábios pretos brilhantes

Destaques na passarela

Silhuetas bem definidas dominaram as passarelas: cinturas marcadas, quadris em evidência, ombros estruturados ou à mostra, brilhos metálicos e decotes sem alças deram o tom da temporada.

Golas e lapelas dramáticas, formas arquitetônicas e exageradas trouxeram o toque teatral que a ‘haute couture’ preconiza. As saias ganharam volume com armações internas, evocando o glamour de épocas passadas. O peplum – aquele babado ou ‘sainha’ na altura da cintura lançada pela Dior nos anos 1940 – ressurgiu com força, muitas vezes moldado como um ‘corselet’.

O dourado foi rei absoluto da cartela de cores, seguido por vermelhos intensos, rosas suaves e um surpreendente amarelo.  Uma das coleções mais suntuosas e elegantes, a Giorgio Armani Privé apresentou o preto sofisticado e muito fascinante.

Franjas e babados em camadas trouxeram movimento e um toque romântico. Entre os acessórios, as luvas apareceram enfeitadas e em comprimentos variados. A gargantilha foi a joia de destaque.

Os materiais mais vistos foram o luxuoso veludo, ‘tweed’, renda, tule e seda, com destaque ainda para o couro.

Alta Costura Inverno 2526 2
O dourado imperou na temporada: vestidos da coleção “Um desejo puro”, do estilista libanês Zuhair Murad, tributo a era de ouro de Hollywood

 

O toque final

No quesito beleza, maquiagens e penteados impactantes acompanharam as primorosas coleções.

O batom preto vinílico criado pela ‘beauty artist’ Pat McGrath para a Schiaparelli roubou a cena e foi destaque em editoriais de moda mundo afora. Para criar os lábios pretos com acabamento brilhante, ela usou lápis preto e gloss transparente.

A estética ‘clean girl’ também foi uma das apostas: coque com maquiagem mínima. A pele iluminada ao natural também reinou.
Na Chanel, o coque apareceu com precisão milimétrica, mas ganhou leveza com fios estrategicamente soltos na parte de trás da cabeça.

FICHA TÉCNICA:

Looks: Elie Saab Haute Couture/ Schiaparelli/ Zuhair Murad Fotos: site das ‘maisons’

Patrícia Alvim

Patrícia Alvim

Sou graduada em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Atuei como modelo e apresentadora do programa Panorama Revista, veiculado na TV Panorama, hoje TV Integração (Rede Globo). Ministro cursos de maquiagem, postura e etiqueta e produzo desfiles, catálogos e editoriais de moda para revistas. Ainda comando e apresento o programa "Moda e Estilo", veiculado na Rádio CBN. Além de escrever para a coluna "Moda e Estilo" inserida no jornal Tribuna de Minas. Sou empresária, diretora de uma agência de modelos e ainda possuo várias plataformas de mídias como Site, Instagram e Fanpage, todas com sucessos recordes de visitações e likes. Outro produto, é a Revista Patrícia Alvim, que está na quarta edição.

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também