Alongue, valorize, brilhe!

Truques de moda para as mulheres baixinhas que querem alongar a silhueta, valorizar o corpo e apostar em ‘looks’ cheios de personalidade

Por Patrícia Alvim

As mulheres baixinhas têm um charme todo particular! E quando descobrem os truques certos para parecer mais alta – sem abrir mão da própria essência – destacam-se com elegância e sofisticação.  Hoje trago dicas de ouro para as baixinhas – aquelas com até 1,60m – que querem alongar e valorizar a silhueta. E, também, o que elas devem evitar. Mas é sempre bom lembrar! A chave está no equilíbrio entre o que está na moda e o que cai bem para cada mulher. Por isso, é essencial conhecer o seu tipo físico e o seu estilo pessoal. Para, aí sim, adaptar os truques de acordo com o formato do seu corpo e sua personalidade.

Dicas para alongar a silhueta

Um dos truques mais eficazes é criar linhas verticais. Elas conduzem o olhar de cima para baixo e alongam visualmente o corpo. Aposte em decotes em V ou U, fendas discretas, colares longos, calças de cintura alta e sapatos que mostrem o peito do pé.

Invista em peças bem ajustadas – que desenhem o corpo sem apertar – e prefira sempre a cintura marcada. Peças com a cintura bem definida criam proporção e valorizam as curvas, alongando as pernas.

Outro truque infalível é manter a parte de cima e a de baixo do ‘look’ na mesma paleta de cores. Cores contrastantes “cortam” a silhueta, enquanto tons semelhantes criam uma linha contínua. Os ‘looks’ monocromáticos, em alta, são ótimas opções.

Cabelos e penteados também são estratégicos. Prefira cortes médios ou curtos, como um ‘bob’. Cabelos muito longos podem criar desproporção. Penteados altos, como coques e rabos de cavalo que levantam o topo da cabeça, também ajudam parecer mais alta.

baixinhas 1
A atriz Larissa Manoela (1,53m) e os detalhes que alongam: look monocromático, calça de cintura alta e jaqueta cropped. A apresentadora Eliana (1,62m): colo à mostra, vestido longo de tecido fluido com abertura em A, cintura marcada e sandália nude. A atriz Lucy Hale (1,57m): short-saia micro com pernas à mostra e sapato de bico fino (Fotos: Reprodução/ Facebook)

O que as baixinhas devem usar

Confira algumas peças que são verdadeiras aliadas das mulheres baixas:

  • Calças de cintura alta
      Jeans, flaire, alfaiataria ou pantalonas de tecidos leves são ideais. Modelos em cores sólidas, com listras verticais, funcionam ainda melhor. Combine com salto para um efeito ainda mais elegante.
  • Blusas e decotes

Blusas ajustadas, para dentro da calça. Decotes acima do osso, deixando a pele à mostra. Se for usar blusa de gola alta, combine com colares em V que ajudam a alongar.

  • Vestidos e saias longas e fluídas
        Escolha modelos com cinturas altas e tecidos leves, que se movem pelo corpo. As peças não devem arrastar no chão e o ideal é deixar a ponta do sapato à mostra. Use as saias com blusas mais curtas ou tops ajustados.
  • Blazers e jaquetas ‘cropped’
        Blazers e jaquetas mais curtos ajudam a equilibrar a silhueta e evitar que o dorso pareça alongado e as pernas encurtadas. Os blazers com botões são ótimos para criar uma linha vertical elegante.
  • Macacões com cintura marcada
        Prefira tons únicos ou estampas discretas. A peça única, com modelagem certa, cria continuidade e alonga o corpo.
  • Bermudas de alfaiataria e short-saia
       Modelos de cintura alta e comprimento acima do joelho são modernos e favorecem. O short-saia em versão mini valoriza bastante as pernas.
  •  Sapatos que criam continuidade
    Scarpins de bico fino, sandálias de tiras finas e delicadas, tênis e sapatos em tom próximo ao da pele evitam interrupções na linha da perna.
  • Acessórios que direcionam o olhar
        Colares de correntes longas, brincos pendentes ou argolas que chamam a atenção para o rosto e colo e criam ilusão de comprimento. Prefira peças delicadas e proporcionais: bolsas enormes e brincos maxi podem fazer você parecer menor.
baixinhas 2
Looks Le Lis: macacão acinturado – as listras verticais são aliadas das mulheres baixinhas; blusa: decote em V cria uma linha vertical que afina o pescoço e alonga a silhueta. Sandálias de tiras finas, que deixam o peito do pé à mostra, ajudam a alongar as pernas visualmente (Fotos: Lelis/ Freepik) 

O que evitar!  O que a mulher de estatura baixa nunca deveria usar? Confira:

  • Peças ‘oversized’ ou sem estrutura
      Roupas muito largas escondem as formas e engolem a silhueta. Os cortes horizontais tendem a achatar o corpo.
  • Saias midi e bermudas compridas
       Cuidado com comprimentos que terminam no meio da panturrilha, que podem “cortar” a perna. Prefira acima do joelho ou saias longas que quase tocam o chão, mas sem arrastar.
  • Calças capri e pantacourt
       Modelos que terminam no meio da perna tendem a encurtar a silhueta. Se quiser usar, combine com salto alto e parte de cima ajustada.
  • Blusas muito longas e para fora da calça
       Prefira modelos que terminam na cintura.
  • Cintos largos ou de cor contrastante
       Eles cortam a silhueta ao meio. Prefira cintos finos no mesmo tom da roupa.
  • Listras horizontais e estampas muito grandes
  • Maxis colares
  •  Sapatos de tiras grossas
    Gladiadoras, papetes ou sandálias de tiras grossas. Botas de cano alto em cores contrastantes com a calça criam uma barreira visual que encurta as pernas.
Patrícia Alvim

Patrícia Alvim

Sou graduada em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Atuei como modelo e apresentadora do programa Panorama Revista, veiculado na TV Panorama, hoje TV Integração (Rede Globo). Ministro cursos de maquiagem, postura e etiqueta e produzo desfiles, catálogos e editoriais de moda para revistas. Ainda comando e apresento o programa "Moda e Estilo", veiculado na Rádio CBN. Além de escrever para a coluna "Moda e Estilo" inserida no jornal Tribuna de Minas. Sou empresária, diretora de uma agência de modelos e ainda possuo várias plataformas de mídias como Site, Instagram e Fanpage, todas com sucessos recordes de visitações e likes. Outro produto, é a Revista Patrícia Alvim, que está na quarta edição.

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também