Tópicos em alta: eleições 2022 / coronavírus / vacina / polícia / obituário

Como executar uma gestão descentralizada?

Gerir é algo desafiador. O desafio fica ainda maior quando falamos de uma gestão centralizada, na qual é preciso gerir pessoas e o operacional da empresa ao mesmo tempo.

Por Luciano Larcher

30/11/2021 às 15h47 - Atualizada 30/11/2021 às 16h55

Gerir é algo desafiador. O desafio fica ainda maior quando falamos de uma gestão centralizada, na qual é preciso gerir pessoas e o operacional da empresa ao mesmo tempo. É preciso conhecer cada colaborador com sua habilidade, competência e talento a ser desenvolvido ou lapidado, além de ter um controle sobre a cadência dos processos e identificar pontos de melhoria na operação. São duas atividades distintas e que, muitas vezes, acabamos priorizando uma em detrimento da outra. Mas como executar uma gestão descentralizada? 

Esse formato está se tornando cada vez mais comum nas grandes empresas. Nele, a responsabilidade de gerir pessoas não é apenas da área de Recursos Humanos. Pelo contrário, ela é compartilhada com líderes de cada área ou com os próprios colaboradores. É uma forma de gestão que contribui para melhor execução e tomadas de decisões.

O que é uma gestão descentralizada?

Uma gestão descentralizada significa empoderar a equipe para que cada colaborador seja capaz de assumir uma postura proativa e resolutiva, tendo autonomia para resolver conflitos e delegar funções, por exemplo. Uma gestão descentralizada também ajuda a manter a motivação da equipe em alta, evitando problemas de nível operacional e elevando a produtividade.

Em muitas empresas que centralizam a gestão, por exemplo, a área de pessoas fica atrelada à administração da folha de pagamento, realização de horas trabalhadas (banco de horas) e exames admissionais. Além disso, essa área também fica responsável por gerir estrategicamente contratações e o desenvolvimento dos colaboradores.

No entanto, outras organizações já têm atribuído algumas destas funções a outros setores, mesmo que essas não sejam a sua principal atividade. Dessa forma, incentivamos o desenvolvimento de lideranças, feedbacks constantes, alinhamento de expectativas e a autogestão.

Como executar uma gestão descentralizada?

Primeiramente, é necessário compreender que a gestão descentralizada é uma atividade em equipe. Se você trabalha bem em equipe, vai tirar de letra esse modelo de gestão!

Para os gestores que estão acostumados com uma gestão centralizada, talvez, seja uma tarefa árdua, porém, não é impossível de ser executada.

O conteúdo continua após o anúncio

A descentralização colabora para que os gestores compreendam o todo, sem terem que assumir a responsabilidade de todos os setores. Consequentemente, esses colaboradores adquirem autonomia e autogestão, atributos que são ótimos aliados para tomadas de decisões com autorresponsabilidade.

A gestão descentralizada pode ser aplicada a diferentes áreas, como nos setores comercial, administrativo, financeiro e outros

A autogestão impacta na tomadas de decisões 

A gestão descentralizada tem algumas características específicas e traz diversas vantagens para a empresa. As tomadas de decisão são realizadas em conjunto, com a ciência de todos os integrantes da equipe de liderança. Desse modo, cada líder contribui com a sua visão estratégica, acompanhada dos pontos de vista da sua equipe. Ou seja, líderes e liderados passam a estar mais próximos para resolver assuntos que antes poderiam não estar na rotina da equipe.

Outra vantagem de descentralizar a gestão, em qualquer área, é o estímulo à autogestão e autorresponsabilidade, o que impacta diretamente na tomada de decisão e reflete na ação de repassar à liderança direta todos os dados e informações de forma adequada e explicativa.

Outra vantagem de ter uma gestão estruturada de maneira descentralizada, é a liberdade e disponibilidade que os gestores passam a ter para focar em ações estratégicas relacionadas ao desenvolvimento da empresa, dos produtos ou serviços e de seus colaboradores

Se sua empresa ainda não segue esse modelo, nunca é tarde demais para mudar. Esteja alinhado com o seu time, gerencie e delegue as responsabilidades e garanta o sucesso de uma gestão com maior autonomia.

Nós, do Grupo Larch, além de adotarmos este modelo de gestão e incentivarmos a autorresponsabilidade, auxiliamos outros gestores através de programas de desenvolvimento de liderança, mentoria de negócios, treinamentos e muito mais, com o objetivo de ajudar gestores na aplicação prática dos principais conceitos de gestão.

Grupo Larch

Grupo Larch

Estratégias, processos, capital humano, tecnologia. Muito mais que uma consultoria empresarial, o Grupo Larch hoje é um parceiro de negócios que contribui para que empresas e seus líderes encarem seus desafios e encontrem os melhores caminhos.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia