Planejamento Financeiro de Marketing: o que é e como fazer

Planejamento Financeiro de Marketing é gerir os recursos financeiros que serão destinados ao marketing, garantindo que a equipe se torne sustentável e alcance os melhores resultados.

Por Giordano De Cristofaro

Acredito que a sua empresa deva possuir um planejamento financeiro bem estruturado. Caso não tenha, esteja atento, pois esse processo faz parte dos pilares de qualquer empresa funcional e lucrativa. E nesse planejamento, o marketing está incluído?

Se sim, o orçamento destinado a ele é compatível com o tamanho da empresa e está acompanhando os demais setores? Caso a sua resposta seja “não” para qualquer uma dessas perguntas, é hora de começar a refletir sobre elas. Vamos pensar juntos.

A importância do marketing

Como sabemos, o marketing é a alma de qualquer negócio. Atualmente, é impossível se destacar entre seus concorrentes sem fazer uma boa divulgação de seus produtos. Até mesmo as grandes empresas precisam investir em publicidade para continuarem vendendo e aumentarem seus lucros.

Por exemplo, a Amazon, empresa que vale mais de 600 bilhões de dólares, gastou mais de onze bilhões de dólares em marketing e publicidade em 2019, segundo a AdAge (empresa de análise de dados em marketing e mídia). E, como consequência, esse investimento gerou um aumento líquido de 20% nas vendas. É lógico que mesmo investindo um valor consideravelmente menor, a Amazon continuaria vendendo, pois é uma gigante do mercado mundial. Entretanto, muito provavelmente suas vendas não iriam aumentar, pelo contrário, seus lucros iriam diminuir significativamente. Por isso é importante que o investimento em marketing seja compatível com o tamanho do seu negócio.

O que é um planejamento financeiro de marketing?

O planejamento financeiro de marketing é a gestão dos recursos financeiros que serão destinados a este setor. Seu principal objetivo é garantir que a equipe se torne sustentável e consiga enfrentar diferentes cenários ao longo da sua trajetória. Além disso, a tendência é que seja possível otimizar a utilização dos recursos disponíveis de acordo com cada estratégia traçada, aumentando as probabilidades de sucesso.

Como fazer um Plano Financeiro de Marketing?

Chegou a hora de colocar a mão na massa. O planejamento pode ser anual ou semestral, por exemplo, mas deve ser revisado periodicamente, para que as metas estejam sempre alinhadas e atualizadas. É importante que ele não seja feito especificamente para uma campanha, mas, sim, para todas as ações da equipe.

Trace metas

O primeiro passo para iniciar esse processo é definir quais metas você deseja alcançar em conjunto com esse setor. Elas são essenciais para mensurar os resultados e guiar as estratégias, já que as ações devem ser elaboradas pensando em alcançar os objetivos. É interessante que as metas sejam acompanhadas pelos indicadores de cada campanha, como CPM (custo por mil impressões), CPC (custo por clique), CPA (custo por aquisição), e outros.

Entenda as personas da empresa e seu funil de vendas

É necessário compreender o perfil das personas da empresa ou de cada produto específico, pois campanhas estruturadas com base nesses perfis traçados previamente tendem a ser mais eficientes. Não adianta investir pesado em algo que seu público não tem conexão com seu público.

Além disso, também é muito importante entender todo o processo de venda. Isso porque determinados produtos podem ser vendidos em dias, enquanto outros podem precisar de meses. Cada um deles precisa de uma estratégia personalizada.

Tenha um bom controle

O controle dos dados é essencial para o caminhar do projeto e do planejamento. Eles precisam ser atualizados periodicamente para que nenhuma informação fique perdida, além de serem muito importantes para a análise dos resultados.

Analise seus resultados

Nesse momento, você deve mensurar seus resultados e compará-los com as metas estabelecidas no início do planejamento. A partir dessa análise, será possível perceber se as estratégias atuais estão funcionando e o que precisa ser melhorado para alcançar as metas e resultados esperados.

Benefícios de um planejamento financeiro de marketing

Ao elaborar um planejamento financeiro de marketing bem estruturado, sua empresa poderá alcançar bons resultados, como:

  • Melhor aproveitamento do capital: o planejamento irá mapear todas as ações de marketing, facilitando a visualização de tudo o que é feito e permitindo a análise de quais atividades são menos lucrativas e quais precisam de maior investimento;
  • Maior assertividade nas tomadas de decisão: como todos os dados estão disponíveis de forma clara e os resultados estão mensurados, é possível ter uma noção do que pode, ou não, dar certo, aumentando a chance escolher a decisão correta;
  • Melhores estratégias: o planejamento de marketing permite a visualização de todas as ações que são realizadas pela equipe de marketing, além da identificação dos pontos de acerto e os pontos de melhoria. Dessa forma, fica mais fácil elaborar campanhas mais estruturadas e estratégias que irão entregar melhores resultados.

Agora, espero que você tenha entendido a importância do planejamento financeiro de marketing e que você comece a se planejar, para investir melhor no marketing de sua empresa. E lembre-se: o marketing não é uma despesa dispensável! Cortar os gastos com a equipe de marketing, interrompendo suas ações, irá impactar negativamente no funcionamento da sua empresa.

CREDITOS LARCHCOMPARTILHAGIORDANO

 

Grupo Larch

Grupo Larch

Estratégias, processos, capital humano, tecnologia. Muito mais que uma consultoria empresarial, o Grupo Larch hoje é um parceiro de negócios que contribui para que empresas e seus líderes encarem seus desafios e encontrem os melhores caminhos.

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também