As Maritacas

Já observou as maritacas?

Por Gilsara Mattos Côrtes

bekky bekks Fd5B3nn3TpM unsplash
Foto:  Bekky Bekks – Unsplash

 

Denzel Washington homenageou a esposa com as seguintes palavras sobre o casamento deles: “40 anos de sacrifício, 40 anos de perdão”.

Uma verdade para construir solidez.

Convivência  exige isso de ambos ao longo do caminho. 

Casar-se esperando que o outro seja perfeito, vai chegar só até alguns kms depois do altar, pois não existe. 

Você só tem que perceber se há no outro, arrependimento em cada erro e esforço em não repeti-lo; se há mais dedicação ao compromisso assumido com você, do que atenção ao mundo exterior ao de vocês. 

Vocês DOIS  terão que trabalhar SEMPRE em estar criando um ambiente comum  agradável para ambos e ao mesmo tempo, dar espaço ao outro para criar o ambiente particular dele dentro deste espaço. 

Precisarão estar sempre zelando para evitar a fala pessimista, as críticas destrutivas, o rancor, a vingança, a rixa, o cinismo, o individualismo exagerado.

Terão que estar sempre brindando as vitórias batalhadas juntos, e as vitórias de cada um. 

Pontos comuns? Fortifiquem cada um deles. 

Torçam um pelo outro. Apoiem um ao outro. Sejam o melhor amigo, o cúmplice, o aliado um do outro.

Conversem. Conversem.

Conversem muito sobre tudo. Com respeito e bom humor. Sem ironia ou sarcasmo. Não se afastem por opiniões diferentes. Respeitem, e busquem saber as origens de cada ponto de vista do outro. Conheçam o outro como a si  mesmos. Evitem sapatear sobre zonas delicadas, machucadas, um do outro. Ajudem um ao outro a livrar-se de históricos ruins, sofridas experiências. Dêem cólo um ao outro. Olhem sempre nos olhos um do outro para pronunciar cada palavra ou para entender as  palavras ditas em cada olhar, em cada silêncio. Exerçam a aliança que têm entre si, lembrando que são amigos, não rivais ou competidores. Vocês são um time. O tempo todo. Portanto, apoiem-se.

Prestem atenção em si mesmos para que cada gesto,  cada palavra, cada olhar e cada silêncio  não machuque o outro; e se isso acontecer, peçam desculpas imediatamente.

Jamais revelem para terceiros, os segredos um do outro. 

Se o estresse estiver muito alto, evitem ir para fora do ambiente de vocês. Os piores arrependimentos têm origem nos atos cometidos nestes momentos. Portanto, lidem com o estresse  buscando a paz e o equilíbrio.

Boas opções  são ler Salmos, ficar em silêncio por um tempo, respirar devagar e profundamente, espreguiçar, fazer alongamento, lembrar bons acontecimentos e agradecer a D’us por cada um deles, tomar um bom banho demorado, assistir uma comédia, um romance, fazer ou assistir esporte, ler ou ir para aquele cantinho reservado só seu. Só depois de se acalmar e recuperar o bom humor, converse sobre o que causou o estresse.

Já observou as maritacas? São pássaros lindíssimos que 

só andam em dupla e falam um com o outro o tempo todo, até mesmo quando estão voando. 🙂

Este é um bom exemplo a ser seguido pelos casais. 

Sejam inseparáveis. Parceiros. Tenham agradáveis  vôos e cautelosas aterrissagens. E quando houver trepidação no trajeto, lembrem-se sempre que faz parte do percurso e mantenham-se juntos, cumprindo  cada um a sua função dentro desta parceria. O côncavo e o convexo parecem contrários, mas  juntos, unidos, formam um belo círculo que  segue suave e facilmente pela vida afora tornando-a cada vez mais agradável e feliz. Para sempre. 🥂

*Contato pelo whatsapp 32 9846 5505

 

Gilsara Mattos Côrtes

Gilsara Mattos Côrtes

Criadora do curso “Felizes para Sempre, Existe!”, Gilsara Mattos Côrtes é  terapeuta pela IBFT, e pretende levar aos casais a felicidade conjugal das telas de cinema, esta almejada realidade para as suas vidas. Em sua coluna, vai compartilhar dicas que os leve a trilhar o caminho até este objetivo, retirando dele as ervas daninhas que o torna cheio de dissabores e desencontros. O casamento é como uma dança, que deve ser agradável para ambos enquanto desfilam no grande baile que é a vida. O objetivo da coluna é mostrar como acertar o passo, se afinar ao outro, dançar no mesmo compasso e se divertir com esta dança extasiante chamada casamento. É também publicitária, palestrante e autora de livros e roteiros para cinema.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também