
Juiz de Fora se prepara para receber uma das maiores lideranças empresariais e sociais do país. A empresária Luiza Helena Trajano, fundadora do Grupo Mulheres do Brasil e presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza, estará na cidade nos dias 23 e 24 de setembro.
Referência nacional e internacional, Luiza é reconhecida por sua trajetória empreendedora e por sua atuação em prol da equidade de gênero e do protagonismo feminino. “Luiza Helena Trajano é inspiração para todas nós, sinônimo de força, assertividade, resistência e representatividade”, afirmam as lideranças do Núcleo Juiz de Fora.
O Grupo Mulheres do Brasil nasceu em 2013, idealizado por Luiza Helena, com a missão de mobilizar mulheres em prol de causas sociais e do fortalecimento do protagonismo feminino. Hoje, já está presente em 157 cidades no Brasil e no mundo, reunindo mais de 135 mil mulheres. Trata-se de uma organização plural, democrática, inclusiva, suprapartidária e sem fins lucrativos, que atua em diferentes frentes de combate à desigualdade de gênero, violência e discriminação.
Em Juiz de Fora, o Núcleo foi fundado em 2019 e tem se destacado em diversas causas. Carla Ferreira, advogada e presidente do núcleo local, explica que a atuação é dividida em comitês temáticos, como Educação, Empreendedorismo, Saúde, Sustentabilidade, Igualdade Racial, Políticas Públicas, Comunicação Institucional e Combate à Violência Contra a Mulher. Cada frente desenvolve projetos, oficinas e ações que impactam diretamente a vida de mulheres da cidade.

“O Grupo Mulheres do Brasil nasceu da visão da Luiza Helena de que juntas somos mais fortes. Nossa missão é trabalhar pela equidade de gênero, combater a violência e apoiar a emancipação econômica como ferramenta para romper ciclos de dependência e violência doméstica”, destaca Carla Ferreira.


Entre as atividades, destacam-se os encontros Portas Abertas, realizados a cada dois meses, que reúnem voluntárias e novas interessadas em participar. Há ainda a tradicional caminhada pelo fim da violência contra a mulher, dentro do calendário dos 21 dias de ativismo, que em 2025 acontecerá no dia 30 de novembro, em Juiz de Fora. Outro projeto importante é o “Juntos Contra o HPV”, focado na conscientização sobre a vacinação de meninas e meninos, além do movimento nacional “Pula pra 50%”, que busca ampliar a representatividade feminina na política.

Luiza Helena Trajano em Juiz de Fora
A presença de Luiza Helena na cidade é um reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo Núcleo local desde 2019. No dia 23 de setembro, ela será homenageada com o título de Cidadã Honorária de Juiz de Fora, concedido pela Câmara Municipal, em parceria com a Prefeitura e o Museu Mariano Procópio.
Já no dia 24 de setembro, Luiza participará do evento Portas Abertas, realizado na Associação Comercial de Juiz de Fora, em parceria com a Câmara da Mulher Empreendedora. Será uma oportunidade única de aproximação com uma das vozes mais influentes do empreendedorismo feminino no Brasil.
O colegiado do Núcleo local é composto por três lideranças: Carla Ferreira, Cíntia Esteves e Cynthia Hosken, que, junto a voluntárias, têm feito do Grupo Mulheres do Brasil um espaço de acolhimento, mobilização e transformação.
Mais do que uma visita ilustre, a vinda de Luiza Helena Trajano a Juiz de Fora simboliza a força de uma rede que acredita no poder da união e da representatividade feminina para transformar realidades.
Conheça mais em: @grupomulheresdobrasiljf