Liderança Feminina: o novo olhar que tem revolucionado o mundo dos negócios

Treinadora Andreia Matheus traz a Juiz de Fora técnicas práticas para desenvolver comportamento de mulheres líderes

Por Só Delas

IMG 9930 1
A treinadora Andreia Matheus defende uma visão mais humanizada da liderança, um modelo no qual as mulheres têm se destacado

Por muito tempo, acreditou-se que liderança era território exclusivo dos homens. A imagem do “chefe” autoritário, distante e impositivo dominava o ambiente de trabalho. Mas, com a presença crescente das mulheres no mercado e no empreendedorismo, um novo olhar tem se consolidado: a liderança como comportamento, não como título.

IMG 0018 2
Treinamento em Juiz de Fora é um convite para quem deseja virar a chave: entender que não é preciso dar conta de tudo, mas sim aprender a se posicionar, a inspirar e a criar novos resultados.

Essa visão mais humana, acolhedora e inspiradora tem mostrado que as mulheres podem se destacar não apenas pelo cargo que ocupam, mas pelo posicionamento que adotam. E como todo comportamento, a liderança pode ser treinada, desenvolvida e fortalecida. É justamente essa a proposta da 2ª edição do treinamento “Auto Performance Empresarial: Desbloqueando o CPF para Acelerar o CNPJ”, conduzido por Andreia Matheus, especialista em treinamentos comportamentais de alto impacto. O evento será realizado em Juiz de Fora, no dia 13 de setembro, das 8h às 22h, no Victory Hotel.

Segundo Andreia, “muitas mulheres já praticam a autoliderança todos os dias, conciliando múltiplos papéis de mães, esposas, profissionais, cuidadoras, gestoras do lar e, ao mesmo tempo, empreendedoras. Essa habilidade natural de lidar com diferentes demandas, quando alinhada a clareza e propósito, transforma-se em potência de liderança empresarial e social.”

Ainda hoje, os espaços de liderança no Brasil — tanto no setor público quanto no privado — são majoritariamente ocupados por homens. Essa desigualdade não acontece por falta de competência ou preparo das mulheres, mas por barreiras históricas, culturais e estruturais que atrasaram o acesso delas aos cargos de decisão.

Ter mais mulheres líderes não é apenas uma questão de representatividade: é uma questão de resultados. Diversos estudos mostram que equipes lideradas por mulheres têm mais inovação, mais colaboração e maior engajamento. Isso acontece porque a liderança feminina moderna se baseia em habilidades cada vez mais valorizadas no mercado: empatia, visão estratégica, inteligência emocional e capacidade de conciliar múltiplas demandas.

Além disso, quando uma mulher ocupa uma posição de liderança, ela abre caminho para tantas outras. Torna-se referência, inspiração e prova viva de que é possível crescer, liderar e transformar.

Mas é preciso desconstruir um mito: liderar não é ser perfeita, não é carregar o peso de tudo sozinha. Liderar é inspirar, delegar e criar um ambiente em que outras pessoas queiram caminhar ao seu lado e não apenas obedecer ordens.

O treinamento de Andreia é destinado a empreendedoras, empreendedores, gestores, líderes e pessoas em transição de carreira, oferecendo uma imersão em autoconhecimento, clareza de propósito e desenvolvimento de competências para transformar resultados pessoais e profissionais.

Para ela, antes de fortalecer o CNPJ, é fundamental cuidar do CPF, o ser humano por trás da empresa. Ao longo de sua trajetória, Andreia mostrou que o autoconhecimento é essencial e que liderança é uma construção contínua.

Sua própria história reflete essa força. Filha de um militar e de uma costureira, começou cedo a empreender, vendendo acessórios feitos com retalhos. Aos 22 anos, recém-separada e com uma filha pequena, precisou se reinventar: com apenas R$300, passou a vender caldinhos na praia de Recife. Foram nove meses de luta que lhe ensinaram resiliência e visão de negócio. Depois, construiu carreira sólida no mercado financeiro por mais de 15 anos, abriu sua própria empresa, que se manteve por duas décadas, e buscou formação em psicologia, neurociência, PNL, hipnose clínica e análise comportamental, consolidando-se como especialista em desenvolvimento humano.

Hoje, Andreia é palestrante, mentora, escritora e criadora do Método Águia Trino, com mais de 20 anos de experiência. Ela ajuda empresários e líderes a desbloquearem seu potencial máximo, restaurando emoções, inspirando equipes e impulsionando resultados. Com uma abordagem inovadora, fundamentada em PNL e técnicas de alto impacto, conduz treinamentos transformadores que elevam a performance e aprimoram a tomada de decisões estratégicas.

Em apenas cinco anos, já impactou mais de 3.000 pessoas em diferentes regiões do país, promovendo mudanças reais tanto na vida pessoal quanto na trajetória profissional de empresários e líderes.

IMG 8052
No livro Liderança Comportamental ela ensina sobre como a liderança pode ser desenvolvida como um comportamento treinado, acessível a qualquer pessoa

Além de treinadora de alto impacto, Andreia é autora do livro “Liderança Comportamental”, no qual defende que liderar é um comportamento treinável e acessível a todos que estejam dispostos a se autoconhecer e se posicionar.

Muitas mulheres atualmente têm conquistado espaço como líderes com autoridade e inspiração, provando que a liderança é, acima de tudo, um exercício diário de autoliderança, clareza e posicionamento. Esse treinamento em Juiz de Fora é um convite para quem deseja virar a chave: compreender que não é preciso dar conta de tudo, mas aprender a se posicionar, a inspirar e a criar novos resultados.

Porque, afinal, liderança feminina é sobre transformar, abrir caminhos e mostrar que liderar é, acima de tudo, inspirar.

Outras informações podem ser encontradas no perfil @andreiarmatheus.

É a Vez Delas

É a Vez Delas

Fundado há 3 anos, o grupo de Empreendedorismo Feminino Só Delas é liderado por Carolina Limma e Rita Ferreira e se dedica a fortalecer, apoiar e incentivar parcerias e networking de qualidade entre mulheres empreendedoras em Juiz de Fora e região. Carolina Limma, jornalista com 20 anos de experiência, atua há 5 anos como empreendedora na área de marketing digital. Ela é Mentora de Posicionamento e oferece mentorias, consultorias, palestras e gestão de marcas femininas no ambiente digital. Rita Ferreira tem 35 anos de experiência em vendas e se especializou em marketing digital e tráfego pago. Sua agência, que atua há 7 anos no mercado, foca em ajudar pequenas e médias empresas a fortalecerem seu posicionamento nas redes sociais, tendo atendido mais de 70 clientes no Brasil e em Portugal.Instagram: @sodelasjf Facebook: @So Delas

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também