O Triângulo dos Espetos

Espeto, Espetinho ou Espetados: escolha a sua opção no Alto dos Passos

Por Airton Soares

Sempre digo: o espetinho é o mais democrático petisco de botequim. Cada um escolhe o seu sabor preferido e come satisfeito, longe daquelas discussões que rolam quando os convivas da mesa do bar precisam pedir uma porção coletiva. Com o espetinho, o problema está resolvido.
Rápido, com muita variedade e sempre presente pelas zonas boêmias de Juiz de Fora, ele pode ser encontrado nas feiras, barraquinhas pelas ruas e, no Alto dos Passos, em casas especializadas que formam um triângulo imaginário no mapa do bairro.

Espeto Cia TM
Espeto & Cia

Num vértice está a mais tradicional casa de espetos de Juiz de Fora, contando com 23 anos de história: é o Espeto & Cia. Ele ocupa a esquina da Rua Barão de Aquino com Dom Viçoso. Talvez seja o de cardápio mais amplo, contando com carnes de boi, frango, porco e até curiosas versões de medalhões de palmito, banana e quiabo. Certamente você vai encontrar o sabor de sua preferência por lá.

Vila picanha TM
Espetinho da Villa

Já numa outra ponta do triângulo encontramos o Espetinho da Villa, na Rua Morais e Castro 447, casa que surgiu de maneira inusitada: inicialmente o lugar era um lava-rápido e oferecia um espetinho no final da tarde, aproveitando o movimento do bairro. Acontece que eles acertaram a mão nas receitas e logo os automóveis deram lugar às mesas e cadeiras, criando a mais simpática e agradável vila da região. Pra comer, o cardápio conta com opções que vão do espetinho vegano às mais variadas carnes, todas de excelente qualidade, com destaque para uma saborosa picanha, apresentada na foto desta matéria.

Espetados TM
Os Espetados

E agora, juntando as pontas dessa verdadeira geometria de botequins, o bar Os Espetados passou a ocupar o endereço localizado na Rua Severiano Sarmento 63. O bar traz no cardápio boas opções, sempre preparadas na hora, como deve ser o bom churrasquinho. Destaque para uma convidativa kafta e um brochete colorido e certamente saboroso, além das carnes clássicas. Para acompanhar, a cerveja chega sempre gelada à mesa e contribui para que o ambiente torne-se descontraído e animado. Bela combinação, não é verdade?
O curioso desse polígono imaginário é que bem no centro do triângulo está uma das casas de carnes mais famosa de Juiz de Fora, servindo os mais diversos cortes de churrasco, mas nenhum deles “espetado”. Com tanta opção boa ao seu redor, só me resta pensar: ele que lute!

Logo Novo TM
E se eu quiser um churrasquinho em casa?

Xurras TM 2
Nosso Xurras

 

Pois bem: para a pergunta acima eu logo indico uma excelente e prática opção: peça os espetinhos previamente montados no Nosso Xurras, que com seu rápido delivery vai levar pra sua casa espetinhos de kafta, coraçãozinho, medalhão e queijo coalho – tradicional, com alho, orégano ou chimichurri – devidamente espetados e prontos pra ir pra churrasqueira. O preparo é igualmente rápido e nem precisa de tábuas, garfos, espátulas e facas. É só colocar na brasa e depois passar seu espetinho predileto numa boa farofa, que também pode ser pedida no Nosso Xurras. Por lá há opções temperadas e com sabores para todo gosto. Daí é abrir um latão de cerveja geladinho e botar pra tocar uma boa trilha sonora na JBL: o evento vira até festa. Te garanto que a diversão está garantida!
Alameda Pássaros da Polônia 148 – Loja 101 – Estrela Sul
WhatsApp: 99146-2122

Xurras TM
Nosso Xurras

CRÉDITO Espetinho da Villa: Magenta Studio
DEMAIS CRÉDITOS: Divulgação

Butecos de JF

Butecos de JF

Airton Soares é gestor público por formação acadêmica mas, por opção e gosto, é conhecido como apreciador da cozinha de raiz, com experiência comprovada e acumulada na cintura. Já foi jurado em diversos concursos de gastronomia, é colunista do Tribuna de Minas, tem programa na rádio Transamérica JF e é dono da fanpage @butecosdejf, onde conta com mais de 100 mil seguidores que acompanham as dicas e comentários sobre comidas, bebidas e bares desse rotundo entusiasta da culinária simples e saborosa, segundo ele, a mais gostosa de todas!

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também