Bar e Restaurante Cerâmica

Um buteco com todos os atributos que a gente tanto valoriza

Por Butecos de JF

Joao 2
O Bar Cerâmica é um típico buteco de bairro, numa rua tranqüila de mão única, cheia de casinhas das quais pouco se vê os moradores, sempre ocupados em suas tarefas diárias. Vez ou outra um vizinho aparece e aproveita os itens de mercadinho do lugar, proseia com o João e com a Imaculada, que estão à frente do negócio, e voltam para suas casas munidos de mantimentos e até algumas garrafas de cerveja ou petiscos da bela estufa que fica no balcão do bar.
Uma curiosidade é que, dos clientes que preferem permanecer no bar, seja no balcão que ocupa toda a frente da loja ou nas mesas da calçada, quase a totalidade é “forasteiro”, pessoas que descobriram o endereço e tornaram-se fãs do buteco. Talvez isso se deva ao fato do bar estar num bairro, mas logo ao lado de duas avenidas de grande fluxo, a Avenida Brasil e a Avenida Cel. Vidal, e daí foi sendo descoberto por acaso e, certamente, também pelo boca a boca dos clientes, a maior rede de divulgação que existe!
Interior 2

A estufa é a atração principal da casa

Batata recheada
O bar conta com um cardápio de petiscos e caldos que se alternam nos dias de semana, com destaque para uma grande variedade de caldos no inverno, mas é a estufa sempre recheada de opções o principal atrativo do lugar, e por lá a gente encontra um raríssimo bife à parmegiana, suculento e regado ao molho de tomate, coberto com queijo, presunto e bastante orégano. Bolinhos de carne e de bacalhau se revezam dia a dia nela, assim como o frango frito, lingüiça, kafta, frango à passarinho, empadas, salgadinhos e um exclusiva batata corada que merece destaque, pois é receita criada pelo fundador há 45 anos, época em que o Luiz Mourão e sua esposa, Dona Alice _ pais do João e do Tarcísio _ assumiram o bar: trata-se de uma grande batata inglesa corada, que foi cortada longitudinalmente e que em seu recheio recebe uma fatia de queijo minas envolta numa outra fatia de mortadela.
Estufa com parmegiana
Ela é tão famosa que eu já ouvia falar dela há muitos anos, em comentários de amigos botequeiros, que sempre indicavam o bairro, mas nunca me precisavam o endereço do lugar. Sorte a minha que agora posso contar para todos vocês a localização e deixar, para seu deleite, a possibilidade de conhecer esse autêntico botequim de bairro, daqueles que a gente tanto gosta. Vamos Juntos?!
R. Helio Tomas, n.42 _ Cerâmica
Dias e horários: seg a sex, de 6:30 às 20h e sab de 6:30 às 18h
Butecos de JF

Butecos de JF

Airton Soares é gestor público por formação acadêmica mas, por opção e gosto, é conhecido como apreciador da cozinha de raiz, com experiência comprovada e acumulada na cintura. Já foi jurado em diversos concursos de gastronomia, é colunista do Tribuna de Minas, tem programa na rádio Transamérica JF e é dono da fanpage @butecosdejf, onde conta com mais de 100 mil seguidores que acompanham as dicas e comentários sobre comidas, bebidas e bares desse rotundo entusiasta da culinária simples e saborosa, segundo ele, a mais gostosa de todas!

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também