É a vez dos legumes

Nem só de batata e mandioca vivem os frequentadores de botequim

Por Butecos de JF

Jilo Empanado Bar do Rogerio
Jiló empanado

Nem só de batata e mandioca vivem os frequentadores de botequim. Famosos entre os clientes de botequim que preferem petiscos preparados na hora em porções, alguns legumes se destacam por aí, roubando a primazia das já manjadas mandiocas e batatas fritas. Dentre eles, há um muito pedido nos bares: é o jiló empanado! Normalmente cortado longitudinalmente, ele ganha o formato parecido com um peixinho e alia crocância e sabor típico, com um toque amargo no final que nada atrapalha a degustação, só contribui. Um expoente no preparo deste petisco é o Bar do Rogério, no Vitorino Braga.

Couve flor a milanesa Bar do Ivan
Couve-flor empanada

Outro tira-gosto muito apreciado é a couve-flor empanada. Essa me traz memórias afetivas gastronômicas, pois sempre esteve presente nas refeições na casa dos meus pais, e hoje, ainda que difícil de encontrar pelos butecos, o Bar do Ivan se encarregou de tê-lo em seu cardápio de porções e me ajuda a matar a saudade da infância, só que agora acompanhado de uma cerveja bem gelada.

Berinjela a milanesa
Berinjela recheada

Seguindo pelas raridades, impossível não indicar a berinjela recheada do Bar du Buneco, no Manoel Honório. Cortada em rodelas e depois empanada, ela chega douradinha à mesa e com uma casquinha crocante que, após a mordida, entrega toda a inigualável textura do fruto – sim, berinjela é fruto, vai entender – e assim surpreende todos os clientes.

Bolinho do Chuchu Bar da Sidneia rotated e1721341822427
Bolinho de chuchu

 

E para terminar essa coluna (só a coluna, não as possibilidades de legumes nos bares), a última dica vai para um prato que, segundo meu amigo Sady Homrich, baterista do Nenhum de Nós e que viaja esse mundo todo comendo nos melhores botequins, trata-se de uma exclusividade de Juiz de Fora: o bolinho de chuchu do Bar da Sidneia. Sady não abre mão dele: desde 1988, a cada show da banda na cidade, leva os demais integrantes para petiscar na Sidneia. E todos aprovam o bolinho que só existe por lá, talvez pelo fato de a Sidneia manter segredo da receita. Que continue assim, despertando a curiosidade de quem experimenta e sendo, principalmente, delicioso e exclusivo de nossa cidade.

Onde encontrar

Bar do Rogério
Rua Vitorino Braga, 62 – Vitorino Braga

Bar do Ivan
Rua Dr. Luiz Antonio Pena, 886 – Mundo Novo

Bar du Buneco
Rua Eugenio Fontainha, 337 – Manoel Honório

Bar da Sidneia
Mercado Municipal – Centro

Butecos de JF

Butecos de JF

Airton Soares é gestor público por formação acadêmica mas, por opção e gosto, é conhecido como apreciador da cozinha de raiz, com experiência comprovada e acumulada na cintura. Já foi jurado em diversos concursos de gastronomia, é colunista do Tribuna de Minas, tem programa na rádio Transamérica JF e é dono da fanpage @butecosdejf, onde conta com mais de 100 mil seguidores que acompanham as dicas e comentários sobre comidas, bebidas e bares desse rotundo entusiasta da culinária simples e saborosa, segundo ele, a mais gostosa de todas!

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também