Tópicos em alta: eleições 2022 / coronavírus / vacina / polícia / obituário

A tradição continua

Bar do Marquim revive a memória do Faisão Dourado com uma receita clássica do antigo restaurante

Por Butecos de JF

19/06/2022 às 08h55 - Atualizada 19/06/2022 às 08h59

É muito legal achar uma receita original de um restaurante que não existe mais, mas que pode ser revivida nas panelas em outros bares da cidade, pelas mãos de gente competente e que valoriza a boa comida. Pois o emblemático restaurante Faisão Dourado deixou tantas saudades que não caberiam nesse pequeno espaço que tenho no jornal, mas para nossa sorte um dos pratos do cardápio pode ser relembrado e degustado no Bar do Marquim, na Rua Santo Antonio, esquina com a Paula Lima. Nessa época de frio, será muito bom dar umas boas colheradas num caldo quentinho, que forrou o estômago de muita gente no fim de noite no Faisão: a Sopa Zarur.
Tendo como referência o prato original, seguindo boa parte dos ingredientes da época e uma boa pitada de seu tempero próprio, o Marquim trouxe de volta à nossa memória o sabor das noites deste restaurante que iniciou sua vida em 1947, ladeando o Cine-Theatro Central e posteriormente migrou para a parte baixa da Rua Halfed, onde encerrou as atividades em 2009. O caldo que vai rememorar o lugar de paredes cheias de autógrafos e fotos de celebridades leva, em sua receita, um feijão batido, espesso e que levou no cozimento ingredientes como bacon, paio e linguiça. Nele é acrescentada carne moída e ainda um macarrão espaguete, o que torna o prato uma bela refeição, robusto e com muita sustância. Como eu costumo dizer, ótimo para forrar o estômago naquele dia em que pretendemos “enfiar o pé na jaca” ou para o fim de noite em que um caldo cai bem para rebater os excessos etílicos cometidos. Ponto para a Sopa Zarur!


Inclusive, já que o assunto descambou para a bebida, a dica de harmonização vai para a caipirinha campeã do Bar do Marquim, que foi premiada recentemente no Comida diButeco e que tem, como predicado, a receita simples e tradicional, sem firulas e invencionices, preparada na medida certa de cachaça, açúcar, gelo e limão. Esta mereceu mesmo o troféu e, o melhor de tudo, é a gente quem brinda em comemoração ao prêmio conquistado.
O Bar do Marquim aguarda a visita dos antigos frequentadores do Faisão que quiserem relembrar o sabor da Sopa Zarur e também estende o convite aos curiosos que gostaram da ideia de experimentar esse prato que só existe por lá, para aquecer um pouco as noites frias que estamos vivendo por esses dias. O cardápio do bar ainda conta com excelentes opções de comida de botequim, tudo preparado no capricho com o cuidado desse vascaíno gente boníssima que mantém preservada a história deste prato e vai deixando também, com suas receitas próprias, sua marca em nossa memória gastronômica! Valeu, Marquim!

O conteúdo continua após o anúncio

Rua Santo Antonio 10 – Centro
WhatsApp: (32) 99117-1813
Tel.: (32) 3215-2990

 

Butecos de JF

Butecos de JF

Airton Soares é gestor público por formação acadêmica mas, por opção e gosto, é conhecido como apreciador da cozinha de raiz, com experiência comprovada e acumulada na cintura. Já foi jurado do Comida di Buteco, é colunista do Tribuna de Minas, tem programa na rádio Transamérica JF e é dono da fanpage @butecosdejf, onde conta com mais de 100 mil seguidores que acompanham as dicas e comentários sobre comidas, bebidas e bares desse rotundo entusiasta da culinária simples e saborosa, segundo ele, a mais gostosa de todas!

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia