Tópicos em alta: delivery jf / coronavírus / vacina / tribuna 40 anos / polícia / obituário

Estreias em JF

Não é filme, mas poderia ser: conheça novos botequins que abrem em JF em meio a pandemia

Por Airton Soares

19/05/2021 às 16h47 - Atualizada 19/05/2021 às 21h52

Nessa semana o #sextou tem novidade: faço meu primeiro programa na Transamérica FM 91,3, a maior rede de rádios FM do país. O Papo de Buteco será semanal, indo ao ar às 12h55 com muita dica de botequim, comidas e bebidas. A ideia é recomendar opções que podem ser pedidas em casa pelo delivery ou até consumidas presencialmente nos bares, de acordo com as liberações da Prefeitura. É bem verdade que nessa semana vamos para a Faixa Laranja, com atendimento nos bares de 8h a 20h, o que é um alento para quem estava com saudades do botequim. Mas atenção: não se descuide das medidas de proteção, use sua máscara, não circule nas dependências do estabelecimento sem o uso da proteção, reforce o uso do álcool gel e respeite a distância entre mesas e cadeiras. Assim os bares poderão ficar abertos e nos receber mais vezes.
E pra quem quer aproveitar esse momento para conhecer novos endereços e cardápios, hoje indico para vocês três bares que começam sua história graças à perseverança – e paciência – de seus idealizadores em meio à crise sanitária e ao consequente abre e fecha dos botequins.

 

Gema
O Gema já começa chamando atenção pelo nome curioso. Para ele surgiram várias explicações, mas a mais interessante foi a de que a palavra remete a minerais preciosos, chamados de gemas pelos entendidos nesses assuntos de grande valor. Pois o Gema é uma verdadeira preciosidade, incrustada no coração de Juiz de Fora, em plena Rua Barão de São João Nepomuceno. É uma casa toda projetada com muito bom gosto – como se lapidam as tais gemas preciosas -, mas, antes disso, pensada para resgatar um belo casarão antigo que merecia alguém para valorizá-lo. E assim foi, com muito trabalho e dedicação da Mafê – que vocês já conhecem lá do Vizú e que já foi personagem de muitos textos desse colunista –  e seus sócios Bruno Coelho, Moacir Siqueira, Rodrigo Carvalho e José Maurício. O novo bar conta com cardápio que promete agradar aos paladares de todos, com referência a comidas do Centro, tudo com muito cuidado e sabor. No bar há uma ilha central em que drinks são preparados por gente muito competente. Eu avalizo com louvor o que eles depositam nos copos e bebo de olhos fechados. Minto! Beberei de olhos abertos, porque as bebidas são lindas; os pratos, belíssimos; e o ambiente, inigualável. E pra melhorar, eu logo vi, ainda no projeto, uma belezura de mesa de sinuca ornando o espaço. E eu que nem sou um grande jogador deste esporte de botequim já tenho o meu cantinho preferido no Gema. Agora é a sua vez de ir lá escolher o seu espaço preferido nessa joia juiz-forana.
Instagram: @gema.bar
Endereço: Rua Barão de São João Nepomuceno 123 – Centro

 

 

O conteúdo continua após o anúncio

 

 

Buteco do Teteu

O bar sobre o qual já falei aqui em colunas passadas abre seu segundo endereço, agora na movimentada Avenida Brasil, numa loja ampla e confortável, com espaço de sobra pra caber muita gente, sem aglomeração. E os clientes que visitarem o bar terão os mesmos predicados que fizeram do primeiro empreendimento, no Bairro Milho Branco, um sucesso: cerveja gelada de várias marcas e o chopp geladinho que todo botequeiro tanto valoriza.. As porções continuam caprichadas e agora são servidas na pedra fumegando, mas também nas já tradicionais telhas do Teteu. A mesa de sinuca está lá, em dose dupla pra quem quer dar suas tacadas entre um gole e outro. E o melhor de tudo: a queridíssima Rose Cypriani, chefe de bar que entrevistei na TMTV, se encarregou da carta de drinks e providenciou muitos coquetéis saborosos, tudo com a assinatura dessa competente especialista em bebidas, o que promete animar ainda mais os clientes do novo Buteco do Teteu.
Instagram: @butecodoteteu
Endereço: Avenida Brasil 7409 – Cerâmica

Dirceu’s Pub
O Dirceu é um batalhador dos balcões. Resistiu bravamente nessa pandemia em seu endereço original, no Bairro São Mateus, entregando sua porções pelo delivery e, quando era possível, aberto em horários e dias que foram permitidos. Colocou também um saboroso almoço à disposição para seus clientes. Aliás, uma lembrança aqui de que lá é o único botequim que conheço que serve frango ao molho pardo na parte urbana de Juiz de Fora. Agora o Dirceu vai abrir o seu pub no bairro mais boêmio de Juiz de Fora: o Alto dos Passos. Promete manter em seu cardápio os pratos que tanto sucesso fazem no bar original, como o fígado com jiló, moelinha, coraçãozinho e tantas outras porções que agradam em cheio ao nosso paladar. Um belo pub com um ar de buteco em plena Dom Viçoso. Será muito bem-vindo!
Instagram: @dirceuspub
Endereço: Rua Dom Viçoso 168 – Alto dos Passos

Butecos de JF

Butecos de JF

Airton Soares é gestor público por formação acadêmica mas, por opção e gosto, é conhecido como apreciador da cozinha de raiz, com experiência comprovada e acumulada na cintura. Já foi jurado do Comida di Buteco, é colunista do Tribuna de Minas, tem programas nas rádios Transamérica JF e Mix FM e é dono da fanpage @butecosdejf, onde conta com mais de 90 mil seguidores que acompanham as dicas e comentários sobre comidas, bebidas e bares desse rotundo entusiasta da culinária simples e saborosa, segundo ele, a mais gostosa de todas!

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia