Ciro, o Cordial!

Bar decano no Mariano Procópio coleciona histórias e bons petiscos

Por Airton Soares

Ciro do Bar do Cirso Massa de pastel
A massa do pastel é feita no local (Foto: Divulgação)

Logo ali, na Rua Duarte de Abreu, no Bairro Mariano Procópio (para os mais antigos, a rua do saudoso Cine Rex), há uma clientela assídua em busca de refeições e petiscos preparados no Bar Cordial. O estabelecimento existe há algumas décadas, desde a época em que o fundador Ciro deixou sua referência tornando o lugar conhecido como “o Bar do Ciro”. E com tanto tempo de estrada, acumulam-se histórias nesse pequeno e agradável
espaço, como a do famoso “pão moiado” que explico aqui: trata-se de um pão francês fresquinho que é, generosamente, molhado na travessa de moelinha de frango. Esta travessa, por sua vez, acumula um espesso caldo com temperos de outros cozidos, como peito de boi e outras iguarias, agregando todo o sabor numa mistura inigualável. E tudo isso, por fim, é sorvido pelo pãozinho que, depois, é muito disputado pelos clientes, pois, além de popular, ele tem muito sabor e agrada a todos que o experimentam.

Outro predicado do bar são os pastéis: tudo preparado artesanalmente, incluindo a massa, que passa pelos cilindros da máquina, logo ali, na frente dos clientes, até atingir a espessura correta. Depois ela ganha o recheio, é recortada e, por fim, vai pra fritura na cozinha. De lá, os pastéis voltam quentinhos e sequinhos – sem engordurar o guardanapo -, com recheios deliciosos, como o de palmito, camarão, carne, queijo e, o mais recomendado: o de carne com queijo! Ele tem aquela carne moída muito bem temperada e molhadinha, e ganha a companhia do queijo que derrete na fritura e agrega toda uma cremosidade. Imperdível! Não deixe de experimentar, mas fique atento: pastel lá é só no domingo, anote aí!

PF de dar água na boca
PF de dar água na boca (Foto: Divulgação)

Para além dos petiscos, o bar conta, ainda, com um almoço delicioso – o tradicional PF -, que é servido a partir das 11 horas e costuma esgotar antes das 13h. Comida mineira do jeito que a gente aprecia, com fartura e bem temperada, cuidadosamente montada no prato e na medida certa para aplacar nossa fome de segunda a sexta feira.

Enfim, estão aí algumas histórias desse aprazível lugar, que segue firme com seu dono e clientes! Longa vida ao Bar do Ciro, o Cordial, e que todos tenham a oportunidade de experimentar seus pratos e contar novas histórias para as próximas gerações!

Endereço: Rua Dr. Duarte de Abreu 32, Mariano Procópio

Butecos de JF

Butecos de JF

Airton Soares é gestor público por formação acadêmica mas, por opção e gosto, é conhecido como apreciador da cozinha de raiz, com experiência comprovada e acumulada na cintura. Já foi jurado em diversos concursos de gastronomia, é colunista do Tribuna de Minas, tem programa na rádio Transamérica JF e é dono da fanpage @butecosdejf, onde conta com mais de 100 mil seguidores que acompanham as dicas e comentários sobre comidas, bebidas e bares desse rotundo entusiasta da culinária simples e saborosa, segundo ele, a mais gostosa de todas!

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também