Bar do Juruna

Um autêntico buteco em Benfica que faz valer a visita ao bairro

Por Butecos de JF

Bar-do-Juruna-1 Bar-do-Juruna-2 Bar-do-Juruna-3 Bar-do-Juruna-4 Bar-do-Juruna-5 Bar-do-Juruna-6
<
>

A Zona Norte de Juiz de Fora é como o Eldorado dos botequins – não o Bairro Eldorado, mas aquele lugar que os exploradores do passado pensavam existir e que seria cheio de riquezas e delícias. Na ZN temos dezenas de bairros e inúmeros botequins espalhados em cada um deles, prontos a serem “descobertos” pelos apreciadores da comida e bebida servida nesses lugares.

Em minhas andanças por lá, acabei por encontrar, em Benfica – fundos – um autêntico representante dos nossos locais preferidos: o Bar do Juruna. Mais precisamente na Rua Evaristo da Veiga, número 321 – a mesma rua da feira de sábado. O bar ocupa uma esquina, logo em frente a uma movimentada rotatória do bairro, e oferece mesas e cadeiras espalhadas numa aprazível varanda coberta por um providencial toldo que garante sombra e conforto. Na parte interna, um pequeno salão oferece alguns lugares junto ao balcão, sempre ocupados pelos fiéis clientes que engatam uma boa prosa com o dono do bar e outros amigos que por lá se encontram.

E nesse mesmo salão está o principal atrativo da casa: uma bela estufa de petiscos, sempre recheada de opções. Antes de escrever essa coluna, tive o cuidado e o prazer de visitar o Juruna uma série de vezes, variando os dias para conhecer as opções de tira gosto, e por lá comi uma dobradinha ao molho excelente, batatas coradas deliciosas, jilózinho cozido na medida certa, um pé de porco tão saboroso que repeti o pedido, almôndegas graúdas e bem temperadas, moelinha de frango com pãozinho, pastéis variados, carne cozida ao molho, frango frito, lingüiça, costelinha de porco e o sempre onipresente torresmo, dentre outras opções que surgem eventualmente e outras preparadas na hora, indicadas no quadro de giz na parede, como o chouriço sempre fresquinho e muito elogiado pelos clientes.

Para acompanhar tanta coisa, a dica é pedir uma pimenta boa e uma cerveja estupidamente gelada, que nunca faltam por lá, e assim ir aproveitando o ambiente e vendo o movimento da rua enquanto a gente reflete: como demoramos tanto a “descobrir” este lugar? O certo é: de lá não abro mão, e agora é um dos top 10 butecos de JF na minha humilde opinião. Dito isso, recomendo fortemente sua visita também para conhecer e igualmente virar fã do Bar do Juruna! Vamos juntos?!

Butecos de JF

Butecos de JF

Airton Soares é gestor público por formação acadêmica mas, por opção e gosto, é conhecido como apreciador da cozinha de raiz, com experiência comprovada e acumulada na cintura. Já foi jurado em diversos concursos de gastronomia, é colunista do Tribuna de Minas, tem programa na rádio Transamérica JF e é dono da fanpage @butecosdejf, onde conta com mais de 100 mil seguidores que acompanham as dicas e comentários sobre comidas, bebidas e bares desse rotundo entusiasta da culinária simples e saborosa, segundo ele, a mais gostosa de todas!

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também