Há fumaça surgindo em Simão Pereira, e isso logo me preocupa: será que o melhor clima da região será afetado pela queima de madeira que está ocorrendo por lá? Já vou logo esclarecendo, pra não deixar ninguém preocupado: o que você vai ver no ar é fumaça de lenha frutífera, certificada, que alimenta o defumador do Quintal do Sr. Matanza, exalando saborosos aromas de carnes nobres e melhorando ainda mais o clima da aprazível cidade vizinha, distante apenas 32 km ou 40 minutos dirigindo pela BR 040. Nem precisa de mapa, dá pra chegar lá seguindo o cheiro de churrasco, tal como aqueles personagens de desenho animado que flutuam, inebriados pelo aroma de comida vindo das panelas da cozinha.
Um pequeno parêntese aqui: acredito eu que essa dica já é uma tendência regional na gastronomia, igual aqueles mesmos predicados que fazem da estrada de Cotegipe a meca dos restaurantes, que nos servem peixes, e do caminho de Monte Verde, o paraíso pra degustar frango ao molho pardo. Dito isso, vou contar que o responsável por esse novo roteiro gastronômico em nossa região é o Vandir Junior, que se estabeleceu em Simão Pereira e abriu, numa bela fazenda, ainda dentro do espaço urbano, o Quintal do Sr. Matanza.
Por lá você vai ficar muito bem acomodado nas margens de um lindo lago, num espaço gramado e cheio de verde onde as crianças se divertem à vontade enquanto os pais se acomodam em bangalôs ou em mesas com bancos espalhados pelo quintal, convidando a gente a contemplar todo o lugar, enquanto do defumador saem carnes da melhor qualidade. Tudo com aquele toque mineiro que Vandir não abre mão: temperos colhidos da horta do lugar, barbecue que leva melado e goiabas colhidas do pomar da fazenda. E muito mais comidinhas gostosas saindo nas panelas que são cuidadas pelo meu amigo e chef Arthur Veloso, que você conhece bem, pois ele nos ensina a boa gastronomia, diariamente, no seu programa “Bora Rangar”, nas manhãs da TV Diversa. E como eles mesmos dizem por lá: essa é uma ótima adaptação do american BBQ ao nosso jeito mineiro de ser. tudo muito bem feito e com carinho e afetividade de bônus em cada prato servido.
E quando devo ir a Simão Pereira?
Cabe dizer que o Quintal abre em datas especiais, e, neste final de semana, no Dia das Mães, vale ligar e garantir sua reserva para participar desse verdadeiro banquete promovido para comemorar em família nesse lindo lugar. Mas não se preocupe se as vagas se esgotarem, há também, na aprazível cidade, outro excelente restaurante para visitação e gastronomia. Esse funciona todos os finais de semana: é a Estância Sra Nativa, que trabalha no sistema de buffet por quilo, petiscos diversos ou pratos a la carte. No sábado, inclusive, teremos música ao vivo por lá. Já no domingo, a dica é aproveitar para curtir a natureza nessa linda casa que margeia outro belo lago da cidade, com suas mesas espalhadas no interior do lugar que preservou a identidade da construção antiga, e também com mesas e cadeiras na grama que margeia o lago, além de um convidativo alpendre na casa – meu lugar preferido – em frente ao palco e pertinho da cozinha, de onde saem os pratos e um geladíssimo chope.
Quem assina o cardápio também são Vandir e o Chef Arhur, com muita comida boa para aproveitarmos o passeio no sábado e o Dia das Mães no domingo. Ou os dois, pois depois que você conhecer o espaço e experimentar os pratos, aposto que o caminho de Simão Pereira vai entrar no seu roteiro de preferências, assim como aconteceu comigo. Vamos Juntos?!
14/05/2023
Dia das Mães no Quintal
Reservas (32) 99937-1960
Quintal do Sr. Matanza: Av. Luis Vassalo de Caruso, 311 – Simão Pereira/MG
Estância Sra. Nativa: R. Pref. José Jacintho de Oliveira, 485 – Simao Pereira/MG
Funcionamento: Sáb: 11h às 20h (Música ao vivo a partir das 16h) Dom: 11h às 18h
A Estância da Sra Nativa não trabalha com reservas, a disponibilidade das mesas é por ordem de chegada.