Um dos mais antigos bares de Juiz de Fora fez aniversário esta semana
Por Butecos de JF
No dia 10 de abril de 1957, começou a história do Bar do Futrica em Juiz de Fora e, passados 67 anos, ele se mantém como uma referência em comida boa, atendimento cordial e ponto de encontro para quem gosta de buteco no Centro de Juiz de Fora. Estrategicamente numa galeria, é um dos poucos bares situados nesse tipo de via, tão comum em nossa cidade e usadas diariamente para encurtar os caminhos entre uma rua e outra na região central. Mas aqui a ideia, ao invés de agilizar as caminhadas, é oferecer um espaço para repouso, uma parada na correria diária, para um chope, um lanche ou um bom almoço, além do happy hour do fim do dia, ainda que a galeria cerre as portas lá pelas 19 horas. Nessa hora, quem está dentro, não quer sair, quem ficou de fora, fica querendo entrar…
Pizza Grega – Foto Leonardo Costa
E quem está por lá pode comer desde um ovo cozido da estufa – típico de botequim e raríssimo atualmente – ou petiscar uma linguiça, quibe ou um bolinho de bacalhau, que ficam se exibindo na vitrine durante todo o dia. Há também o churrasquinho preparado na hora com a icônica maionese de batatas da casa. Mas vai ser difícil deixar de optar pela tradicional e exclusiva pizza grega, cuja receita é guardada em segredo pelos proprietários há anos. Mas eu dou uma dica: na ponta do garfo dá pra identificar uma quantidade generosa de queijo reino sobre uma massa fininha: desce perfeitamente com um autêntico chope Brahma que sempre está plugado nas torneiras da chopeira que ladeia o balcão. Aliás, no Centro da cidade, o Futrica nunca deixou faltar chope geladinho pra refrescar a palavra enquanto proseamos por lá. Ponto pra eles.
Feijoada
O almoço é outra atração, concorrido pelos clientes que aguardam vagas nas mesas deste pequeno mas aconchegante lugar. O prato feito ou a refeição escolhida chega à mesa e a limonada da casa é quem acompanha na maioria das vezes. Na sexta e no sábado, a feijoada reina absoluta. Pode ser degustada no PF, numa caneca ou num prato só para petiscar: essa última opção é minha preferência absoluta. Gotas de pimenta ajudam a melhorar o tempero inigualável da feijuca, que mais uma vez, é segredo e só experimentando pra entender porque é tão diferente.
Encerro aqui recomendando fortemente a visita ao bar, para prestigiar a história que ele carrega, também para felicitar os proprietários e, claro, para brindar com eles essa data especial. Parabéns, Futrica!
Pizza Grega – Foto Fernando Priamo
Butecos de JF
Airton Soares é gestor público por formação acadêmica mas, por opção e gosto, é conhecido como apreciador da cozinha de raiz, com experiência comprovada e acumulada na cintura. Já foi jurado em diversos concursos de gastronomia, é colunista do Tribuna de Minas, tem programa na rádio Transamérica JF e é dono da fanpage @butecosdejf, onde conta com mais de 100 mil seguidores que acompanham as dicas e comentários sobre comidas, bebidas e bares desse rotundo entusiasta da culinária simples e saborosa, segundo ele, a mais gostosa de todas!
A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.